Sindguardas/RN tem reunião com prefeito de Macau para discutir pautas dos guardas municipais

O Sindguardas/RN se reuniu com a gestão municipal de Macau para apresentar a pauta de reivindicações dos GMs e dialogar com o prefeito sobre as demandas da categoria. A conversa com o chefe do Executivo aconteceu nessa terça-feira, 19.

O presidente do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, e o vice-presidente Lima Duarte apresentaram ao prefeito José Antônio o que havia sido discutido com os guardas municipais no dia 7 deste mês. Na ocasião, a categoria elencou as principais demandas a serem cobradas da Prefeitura.

Um dos pontos abordados foi o pedido para que o Executivo publique a Comissão responsável pelas tratativas do Plano de Carreira, conforme tinha sido prometido anteriormente. Desde 2021, aliás, o Sindguardas/RN protocolou na Prefeitura de Macau uma minuta do Plano de Carreira.

Além disso, o Sindguardas/RN cobrou  a implantação de imediato da gratificação de R$ 150,00, referente à Lei n° 1054/2010, que está represada.

Também foi solicitado que a Prefeitura promova uma segurança jurídica para os guardas municipais, realizando a união das gratificações pagas em uma só. Atualmente, os GMs têm o programa de incentivo menor renda (Lei n° 1077/2011, que altera a Lei n° 1058/2011), a gratificação específica da GMM (Lei 1054/2010) e a periculosidade. A proposta do Sindguardas/RN é que todas sejam transformadas no Adicional de Segurança Pública (ASP).

Sobre essas demandas, o prefeito ficou de avaliar com sua equipe técnica e, inclusive, vai apresentar uma resposta nesta quarta-feira sobre a gratificação de R$ 150. O chefe do Executivo se mostrou solícito com as pautas discutidas e continuidade das tratativas.

Também participaram da reunião o comandante da Guarda Municipal, Júnior, os GMs Max e Dos Santos, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Rodrigo, o procurador-geral do Município, Nereu, e o assessor especial de Finanças, Fábio Sá.