Sindguardas/RN se reúne com técnicos da Justiça Restaurativa do TJRN

O presidente do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, e o vice-presidente Lima Duarte se reuniram com técnicos da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do RN. A conversa, nessa quinta-feira, 29, teve por objetivo buscar novas possibilidades para o fortalecimento do trabalho dos guardas municipais.

A diretoria do sindicato explica que como as instituições Guardas Municipais têm papel social junto às escolas e também no acolhimento às vítimas de violência doméstica, por exemplo, é imprescindível que haja uma constante preocupação com o aperfeiçoamento das ações.

O Programa de Justiça Restaurativa tem justamente como premissa oferecer às pessoas um espaço seguro para diálogo e compartilhamento de vivências a respeito de determinados temas ou experiências, contribuindo para a construção/desconstrução do nosso modo de ver e lidar com diversas situações do cotidiano.

Esse departamento atende pessoas afetadas por ações humanas que causaram danos, sejam pessoais ou sociais, convidando-os a dialogarem sobre suas repercussões, a fim de construir relações mais pacíficas. O Programa, inclusive, atua de forma distinta nos diferentes tipos de conflitos.

Dessa forma, a direção do Sindguardas/RN busca realizar parcerias com a Justiça Restaurativa para complementar e fortalecer o trabalho das Guardas Municipais do Rio Grande do Norte, haja vista que o órgão disponibiliza sua equipe técnica para atendimentos, atuando como facilitadores capacitados para realizar o processo restaurativo, a fim de oferecer uma resposta adequada ao crime e às necessidades das pessoas prejudicadas.

“A reunião foi bastante proveitosa, no sentido de avançarmos na busca por alternativas viáveis com as instituições, incluindo a Justiça Restaurativa, que tem uma importante iniciativa para resguardar a população, assim como é o papel dos guardas municipais. Então, esperamos construir ações concretas que possam somar na atuação da categoria em prol de uma sociedade mais justa e protegida”, comenta Alexsandro Sales.