Sindguardas/RN realiza mobilização com os GMs de Ceará-Mirim e tem nova reunião com prefeito

O Sindguardas/RN segue na luta em Ceará-Mirim e, nesta quarta-feira, 24, promoveu grande mobilização junto com os guardas municipais, em busca de uma justa valorização através da reestruturação do Plano de Carreira. A direção do sindicato também se reuniu com o prefeito Júlio César pela manhã.

O objetivo da reunião foi a apresentação de uma contraproposta da categoria, conforme deliberação em Assembleia Geral nessa terça-feira. Os GMs não concordaram com a proposta que tinha sido apresentada pelo prefeito na semana passada, pois ela não contemplava um percentual de reajuste condizente com a real necessidade de valorização e também não aplicava o aumento do Risco de Vida de 50% para 100%.

Após deliberar pela recusa da proposta do Executivo, os guardas municipais decidiram realizar a mobilização desta quarta, em frente à Prefeitura, para que o Sindguardas/RN e a comissão de GMs pudessem voltar a negociar com o prefeito, o que aconteceu pela manhã.

Júlio César recebeu a direção do sindicato e a comissão. Foi informado a ele o resultado da Assembleia Geral e pedido avanço das negociações, para que se chegue a uma valorização satisfatória para os GMs e dentro da realidade do Executivo. O prefeito, novamente, alegou bastantes dificuldades orçamentárias no município, o que dificultaria um possível reajuste.

O chefe do Executivo disse que, mesmo reconhecendo a importância do trabalho dos guardas municipais e os riscos da profissão, não poderia dar o que foi pedido pelo Sindguardas/RN, pois também negocia e é cobrado por outras categorias, tendo cada uma suas necessidades e peculiaridades.

A direção do Sindguardas/RN, por sua vez, mostrou dados técnicos e lembrou que desde 2016, quando o Plano de Carreira foi criado, o salário-base da Guarda Municipal não teve nenhum reajuste, então, chegou a hora de o prefeito Júlio César corrigir essa injustiça. O gestor municipal, que tem sido sempre aberto ao diálogo, preocupado com a Segurança Pública e com as melhorias para a Guarda Municipal, reconheceu a demanda e se mostrou sensível. Com isso, ficou acertado que a Prefeitura vai enviar um projeto à Câmara, estabelecendo o salário-base da Guarda Municipal de Ceará-Mirim em R$ 1.500.

Ao final da reunião, o Sindguardas/RN se reuniu com os guardas municipais que estavam mobilizados em frente à Prefeitura e apresentou todos os informes da conversa com Júlio César. Foi reconhecido o esforço do prefeito em avançar, assim como as dificuldades do município. Dessa forma, a categoria considerou que houve um progresso, dentro da realidade atual. Agora, as lutas seguirão em busca da concretização deste pleito e demais demandas. Entre elas, está o atraso das classes e níveis, que o prefeito se comprometeu a pagar até dezembro e o Sindguardas/RN busca antecipar esse prazo.