Sindguardas/RN realiza primeira Assembleia de 2024 com os GMs de Natal para definir as ações de luta

Nesta quinta-feira, 18, a direção do Sindguardas/RN reuniu os guardas municipais de Natal em Assembleia Geral com objetivo de discutir as pautas e estabelecer as ações de luta pela concretização delas.

A diretoria fez um histórico de todo o trabalho e mobilizações de 2023, inclusive, lembrando que ainda em abril do ano passado, houve compromisso por parte do prefeito Álvaro Dias com as quatro pautas prioritárias da época (cumprimento do avanço por titulação, implantação dos níveis, majoração das DOs e reajuste salarial). Na ocasião, ele ficou de cumprir as três primeiras e prosseguir com a discussão do reajuste.

Infelizmente, porém, parte das pautas discutidas em 2023 ficou represada. Por isso, o Sindguardas/RN destacou que 2024 será um ano de muita luta.

Entre as demandas discutidas nesta quinta-feira está a considerada de prioridade máxima, que é a promoção ex officio. O projeto construído pelo sindicato garante uma condição de aposentadoria com mínimo de dignidade e corrige uma injustiça.

Além disso, está na agenda de lutas as novas progressões de carreiras e níveis em praticamente todas as turmas da Guarda Municipal, bem como as pautas represadas, que são a implantação dos níveis, o não pagamento do retroativo das titulações, a majoração das DOs e o reajuste salarial, cujas discussões ainda não avançaram.

A diretoria também informou que está buscando a Prefeitura desde o início do ano e, recentemente, José Antônio, que é assessor especial do prefeito, afirmou que na próxima semana será agendada reunião com Álvaro Dias. O pedido do Sindguardas/RN é que as pautas represadas possam ter um desfecho positivo o mais breve possível e as demais situações postas à mesa avancem, como o reajuste salarial.

Uma nova Assembleia Geral foi marcada para o dia 25 de janeiro e, nesse período, a diretoria seguirá atuando administrativamente e politicamente. A direção do sindicato pediu que os guardas municipais continuem mobilizados e articulados, pois a luta será árdua e precisará de grande força da categoria.

Sobre as condições de serviços, em especial as horas extras e as DOs, foi formada uma comissão com os GMs Bandeira e Ítalo para, junto com a diretoria do sindicato, conversar com a Semdes e Comando da GMN. O objetivo é buscar um planejamento e transparência nos critérios para definição das horas extras e diárias operacionais.

Ainda durante a Assembleia desta quinta, foram repassadas informações sobre outras ações do Sindguardas/RN e também sobre a atuação do sindicato no cenário nacional, em conjunto com a FENAGUARDAS, para viabilizar a PEC da Polícia Municipal e demais demandas para a segurança jurídica e valorização da categoria em todo o Brasil.