Sindguardas/RN se reúne com prefeito de Ceará-Mirim para discussão da pauta dos GMs

O Sindguardas/RN realizou diligências na cidade de Ceará-Mirim, nesta terça-feira, 16. A diretoria conversou com os guardas municipais pela manhã e, posteriormente, reuniu-se com o prefeiro Júlio César.

Desde o ano passado, o Sindguardas/RN vem negociando com a Prefeitura sobre a reestruturação da carreira, tendo apresentado uma proposta ainda em fevereiro. Já no fim do segundo semestre, o prefeito recebeu o sindicato e ficou de apresentar uma contraproposta agora no início de 2024.

Na reunião desta terça-feira, de fato, o chefe do Executivo apresentou a proposta que corresponde em um reajuste de 5,18% no salário-base dos GMs, ficando então o inicial em R$ 1.420, e sem aplicar o aumento do Risco de Vida de 50% para 100%.

A proposta protocolada em fevereiro do ano passado pelo Sindguardas/RN pleiteava um percentual de reajuste maior, levando em conta a natureza da atividade policial, as perdas inflacionárias e as demais peculiaridades da profissão, assim como aumento do Risco de Vida em 100%.

“Nós reconhecemos que o prefeito vem cumprindo os dispositivos da lei em relação ao salário dos GMs e, por isso, esperávamos que a resposta da Prefeitura viesse diferente em relação à reestruturação, depois de quase um ano do protocolo da proposta. Mas, diante dessa situação posta, pedimos ao prefeito Júlio César que reavalie e veja a possibilidade de seguir as discussões para chegarmos a um entendimento melhor para todos”, explica Souza Júnior, diretor de Articulação Política e Sindical.

Com isso, uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira, 23. No mesmo dia, a diretoria do Sindguardas/RN vai realizar uma Assembleia Geral com os GMs, às 8h, para avaliação dessa proposta e das novas possibilidades a serem tratadas com a Prefeitura.

O sindicato informa que também colocou na mesa a questão do cumprimento de direitos como níveis e classes que estão atrasados. O prefeito se comprometeu a pagar até o fim do ano, mas o assunto voltará a ser tema de debate na próxima reunião, visando a resolução o mais breve possível.