Nota do Sindguardas/RN sobre a luta em Mossoró

O SINDGUARDAS/RN vem a público esclarecer à população sobre o reajuste implementado no pagamento de dezembro aos guardas civis municipais de Mossoró. O índice aplicado para a categoria foi de 7,5%. Esse índice é o dobro do reajuste aplicado pela antiga gestão. Isso é um fato que poderia ser recebido com satisfação pela categoria se não fossem levados em conta alguns dados também importantes.

Por exemplo, as perdas salariais nos quatro anos da antiga gestão foram de 11,78%, isso já levando em conta o reajuste de 3,75% no ano de 2019. Já na atual gestão do prefeito Allyson Bezerra, a perda foi de 12,86%, isto levando em conta a recente correção salarial.

O que torna a frustração maior por parte dos servidores da segurança é que existiu um compromisso do então candidato ao Palácio da Resistência, deputado Allyson Bezerra, na corrida eleitoral de 2020, de que essas perdas salariais (do governo Rosalba) seriam corrigidas e ainda seria negociado o aumento do Adicional de Risco de Vida – ARV, um pleito antigo dos GCMs em Mossoró.

“Foram três anos ouvindo promessas de valorização, solicitando audiências, formação e nomeação de comissões, construção de minuta com as melhorias para a carreira, inclusive a apresentação de uma proposta pela gestão de correção salarial de 16,67% e parcelamento do ARV em 5 parcelas, de 2025 a 2028, em junho de 2023, porém, retirada de pauta”, explica o GCM Héber Monteiro, diretor do Sindguardas/RN.

Não podemos esquecer das 4 parcelas atrasadas do auxílio-fardamento, e do triste cenário de perseguição e assédio moral implementada aos GCMs participantes das movimentações e protestos, inclusive, aos diretores sindicais Regi Alves e Héber Monteiro.

O SINDGUARDAS/RN tem registros de inúmeros encontros e documentos solicitando a atores políticos próximos ou com acesso ao prefeito Allyson a volta do diálogo, porém, sem sucesso até o momento.

Por fim, deixamos claro à população de Mossoró o objetivo por parte desta entidade sindical de levar as informações verdadeiras sobre a luta pela valorização dessa importante categoria de servidores. Além disso, buscamos o diálogo com a Prefeitura a fim de pôr fim a esta crise que tem causado muitos prejuízos aos guardas civis municipais de Mossoró.