O Sindguardas/RN recebeu, na manhã desta terça-feira, 14, guardas municipais das cidades de Brejinho, Monte Alegre, Santo Antônio e São José de Mipibu. A diretoria do sindicato realizou uma reunião para discutir e encaminhar ações que possam viabilizar cooperação entre os municípios para efetivação do curso teórico e prático para aquisição do porte de arma.
A necessidade da regulamentação do porte tem sido constantemente pauta do Sindguardas/RN e dos próprios GMs, que precisam ter as condições adequadas para o exercício da atividade de policiamento municipal.
Diante disso, a direção do sindicato tem conversado com guardas municipais, recebido demandas dessas cidades e iniciou articulações para viabilizar uma formação conjunta, de forma a reduzir os custos e otimizar todo o processo.
O curso teórico e prático deverá ser ministrado pela Guarda Municipal de Natal. Por isso, durante a reunião desta terça-feira, ficou encaminhado que as Guardas Municipais dessas quatro cidades vão agilizar a parte burocrática e institucional para viabilizar o termo de cooperação. Inclusive, o Supervisor Menezes, representante da Guarda Municipal de Natal, participou das conversas nesta manhã.
Em paralelo, o Sindguardas/RN, que já atuou junto à GMN para garantir que seja possível encaminhar o termo de cooperação, também fará gestão junto à Prefeitura de Natal, intermediando o acordo com os outros municípios. Além disso, o sindicato se comprometeu a buscar os recursos necessários para a aquisição de munições. Isso porque, pela legislação, cada GM tem que efetuar pelo menos 280 disparos no curso, o que, diante do preço da munição, encarece o valor da formação.
Dessa forma, o Sindguardas/RN buscará apoio para assegurar a compra das munições. Uma das possibilidades é através de emendas parlamentares. A diretoria do sindicato, inclusive, estará na reunião da bancada federal, na próxima quinta-feira, 16, para conversar com os parlamentares sobre a necessidade desses recursos.
O objetivo é que sejam destinadas emendas diretamente para Natal, de forma que os recursos sejam utilizados pela Guarda Municipal para aquisição das munições da formação dos GMs das outras quatro cidades.
Deixe um comentário