Sindguardas/RN recebe GMs de quatro cidades para tratar do curso para porte de arma

O Sindguardas/RN recebeu, na manhã desta terça-feira, 14, guardas municipais das cidades de Brejinho, Monte Alegre, Santo Antônio e São José de Mipibu. A diretoria do sindicato realizou uma reunião para discutir e encaminhar ações que possam viabilizar cooperação entre os municípios para efetivação do curso teórico e prático para aquisição do porte de arma.

A necessidade da regulamentação do porte tem sido constantemente pauta do Sindguardas/RN e dos próprios GMs, que precisam ter as condições adequadas para o exercício da atividade de policiamento municipal.

Diante disso, a direção do sindicato tem conversado com guardas municipais, recebido demandas dessas cidades e iniciou articulações para viabilizar uma formação conjunta, de forma a reduzir os custos e otimizar todo o processo.

O curso teórico e prático deverá ser ministrado pela Guarda Municipal de Natal. Por isso, durante a reunião desta terça-feira, ficou encaminhado que as Guardas Municipais dessas quatro cidades vão agilizar a parte burocrática e institucional para viabilizar o termo de cooperação. Inclusive, o Supervisor Menezes, representante da Guarda Municipal de Natal, participou das conversas nesta manhã.

Em paralelo, o Sindguardas/RN, que já atuou junto à GMN para garantir que seja possível encaminhar o termo de cooperação, também fará gestão junto à Prefeitura de Natal, intermediando o acordo com os outros municípios. Além disso, o sindicato se comprometeu a buscar os recursos necessários para a aquisição de munições. Isso porque, pela legislação, cada GM tem que efetuar pelo menos 280 disparos no curso, o que, diante do preço da munição, encarece o valor da formação.

Dessa forma, o Sindguardas/RN buscará apoio para assegurar a compra das munições. Uma das possibilidades é através de emendas parlamentares. A diretoria do sindicato, inclusive, estará na reunião da bancada federal, na próxima quinta-feira, 16, para conversar com os parlamentares sobre a necessidade desses recursos.

O objetivo é que sejam destinadas emendas diretamente para Natal, de forma que os recursos sejam utilizados pela Guarda Municipal para aquisição das munições da formação dos GMs das outras quatro cidades.