Sindguardas/RN se reúne com a titular da Semdes e pede intermediação junto ao prefeito

O Sindguardas/RN esteve na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social de Natal, nesta segunda-feira, 28, para conversar com a titular da pasta sobre demandas dos guardas municipais. Além disso, a diretoria do sindicato pediu uma intermediação de Sheila Freitas junto ao prefeito Álvaro Dias e ao Comando da Guarda Municipal para pautas que estão pendentes.

Participaram da reunião o presidente do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, o vice-presidente Lima Duarte e o diretor Jurídico L. Dantas. Um dos pontos abordados na conversa foi sobre situações de assédios relatadas por alguns guardas municipais, como assédio moral, misoginia, perseguições e casos de machismo.

A secretária se comprometeu a entrar em contato com o corregedor para saber como estão sendo tratadas as denúncias de assédios, haja vista que há reclamação de demora no andamento dos processos relacionados a essa demanda na Corregedoria.

Ainda sobre esse tema, ficou acordada a construção de um seminário para abordar a questão do assédio, nas suas mais variadas versões. Inclusive, a direção do Sindguardas/RN, através da diretora Querem Apuque, vai contribuir na organização do evento.

Outra pauta discutida foi sobre a progressão de carreira, que a partir de março de 2024 já deverá ser implantada. Para que isso aconteça, porém, é preciso se formar a grade curricular e a comissão que vai trabalhar no processo, de forma a agilizar os trâmites para que não haja atrasos. A secretária Sheila ficou de conversar com o setor técnico da Semdes e com o setor de instrução da GMN para viabilizar essa solicitação.

Também na reunião desta manhã, o Sindguardas/RN solicitou que a secretária faça uma intermediação junto ao prefeito Álvaro Dias buscando a efetivação da implantação dos níveis. A direção do sindicato lembrou que 173 guardas municipais têm esse direito e aguardam o cumprimento do que está estabelecido no Plano de Carreira e que foi compromisso assumido pelo prefeito em reunião no dia 19 abril.

Sobre as Diárias Operacionais, questionada pela diretoria do sindicato, Sheila Freitas também ficou de abordar esse tema junto ao chefe do Executivo e, nos próximos dias, apresentará uma resposta ao Sindguardas/RN.