Sindguardas/RN tem reunião com Comandos das Guardas Municipais de 5 cidades

A direção do Sindguardas/RN esteve reunida com Comandos das Guardas Municipais de cinco cidades, na manhã desta segunda-feira, 14, para tratar sobre o porte de arma de fogo e a possibilidade de realização de um consórcio para curso de formação dos GMs.

Essa reunião foi provocada após o recente caso de atentado contra os guardas municipais de Sítio Novo, que terminou com dois GMs feridos e o GM Paulo Clebiano assassinado.

Os representantes das Guardas Municipais de São José de Mipibu, Monte Alegre, Vera Cruz, Brejinho e Santo Antônio procuraram o Sindguardas/RN para discutir sobre a urgência de concretização do porte de arma. Para que isso aconteça, porém, é preciso a realização de curso de formação e convênio com a Polícia Federal.

Dessa forma, uma ideia discutida foi a criação de um consórcio envolvendo os 5 municípios para que o curso de formação seja realizado conjuntamente. O Sindguardas/RN assumiu o compromisso de articular junto aos órgãos responsáveis e também procurar os prefeitos das cidades.

Em paralelo, os próprios Comandos das Guardas Municipais vão conversar com os prefeitos. Das cinco cidades, Vera Cruz e São José de Mipibu já cumpriram parte das horas estabelecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, através de curso com a Guarda Municipal de Natal. Monte Alegre, Brejinho e Santo Antônio não realizaram nenhuma hora do total de 576 horas.

Dessa forma, o curso também precisa ser adaptado. A Guarda Municipal de Natal ficou de apresentar um orçamento geral para essa demanda até a próxima quarta-feira. Na próxima semana, o Sindguardas/RN voltará a conversar com os representantes das GMs para discutir os próximos encaminhamentos.

De acordo com Souza Júnior, diretor de Articulação Política e Sindical, o Sindguardas/RN também se comprometeu a buscar recursos para o pagamento das munições utilizadas no curso de formação, seja por emendas parlamentares, recursos federais ou por meio de doações e parcerias com outras instituições estaduais e federais.

Durante a reunião com os Comandos, foi feita uma explanação sobre as ações realizadas no cenário nacional, através da FENAGUARDAS, visando melhorar as condições das Guardas Municipais e dos servidores GMs, entre elas, a PEC que vai criar a Polícia Municipal, o projeto que transfere recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para as Prefeituras que têm Guarda Municipal e também a aposentadoria policial.