Após avanço nas tratativas do Sindguardas/RN com a Prefeitura, GMs de Natal suspendem paralisação

O Sindguardas/RN vem lutando, nas últimas semanas, pelo cumprimento de direitos dos guardas municipais de Natal e por uma valorização da categoria. Nesta quinta-feira, 1º, uma nova Assembleia Geral foi realizada, com paralisação de 24 horas. No entanto, após novas rodadas de reuniões e avanço nas tratativas com a Prefeitura, a categoria decidiu suspender o movimento.

A Assembleia desta quinta teve início às 9h e, logo em seguida, a diretoria do Sindguardas/RN, junto com os GMs Bandeira e Getúlio, que participam da comissão de negociação, deslocou-se para a Secretaria de Administração, onde acontecia uma reunião entre a titular da Semad, Adamires França, a secretária de Segurança de Natal, Sheila Freitas, e o comandante da Guarda Municipal, Vale.

O presidente do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, e o vice-presidente Lima Duarte aguardaram o término dessa reunião e, na sequência, foram recebidos pela titular da Semdes e pelo Comando da GMN. Eles informaram à diretoria do sindicato e à comissão, que as pautas serão atendidas e apresentaram um cronograma.

De acordo com os representantes da Prefeitura, em relação à terceira fase do Plano de Carreira, referente às titulações, ficou acordado que serão feitas as publicações dos nomes dos GMs cujos processos já estão na UPAP (Unidade de Processo Aguardando Publicação). Isso acontecerá na segunda ou terça-feira da próxima semana. Dessa forma, o Sindguardas/RN informa que, em paralelo, vai realizar diligências para que os outros processos que ainda não chegaram à UPAP sejam concluídos para implantação o mais breve possível.

Já em relação aos níveis dos GMs que fazem jus, ficou acertado que serão implantados para recebimento no próximo contracheque. O Sindguardas/RN informa ainda que vai diligenciar junto à Semad para negociar os retroativos tanto das titulações quanto dos níveis.

Sobre outra pauta da categoria, o reajuste das Diárias Operacionais, também houve avanço, pois a proposta já foi encaminhada, aguardando apenas aval do prefeito, com majoração para o valor de R$ 450 por 24 horas, bem como com pagamento retroativo a 1º de junho. Agora, está sendo debatida no âmbito da Prefeitura apenas a definição de qual será o formato de escala/horário das DOs.

Ao final da reunião que teve nesta manhã com o Executivo, a diretoria do Sindguardas/RN retornou à Assembleia Geral e apresentou todos os detalhes das tratativas e encaminhamentos tomados. Com isso, a categoria deliberou por suspender a paralisação de 24 horas e retornar ao serviço normal.

O Sindguardas/RN ressalta que passos importantes foram dados, fruto da união e da luta dos guardas municipais nas últimas semanas, mas a categoria precisa se manter mobilizada até que todos os pontos estejam concretizados. A diretoria seguirá atuando, diligenciando e cobrando o cumprimento dos compromissos assumidos pelo prefeito de Natal e sua equipe.