Sindguardas/RN reúne GMs de Natal em Assembleia Geral para continuidade da luta por direitos e valorização

Os guardas municipais de Natal voltaram a se reunir em Assembleia Geral convocada pelo Sindguardas/RN, nesta quinta-feira, 25, quando também foi deflagrada paralisação de 24 horas. Nessa quarta-feira, 24, a diretoria do sindicato havia se reunido com o prefeito de Natal para discutir o cumprimento das pautas da categoria.

Na ocasião, Álvaro Dias ficou de conversar com a secretária de Administração e apresentar uma resposta até o final da noite ao presidente do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, o que não aconteceu. Contudo, ele delegou que, pela manhã, a secretária Adamires França recebesse a diretoria do sindicato.

A expectativa era que ela apresentasse uma data para o cumprimento da terceira fase (referente às titulações), bem como o cronograma para as outras pautas que tiveram compromisso assumido pelo prefeito, sendo elas a implantação dos níveis, reajuste nas Diárias Operacionais e abertura de mesa de negociação para tratativas referentes à reposição das perdas inflacionárias.

Porém, a secretária não apresentou esse cronograma e alegou que, nesta sexta-feira, 26, terá uma reunião pessoalmente com o prefeito de Natal, quando será decidido diretamente com ele o formato de cumprimento dessas pautas.

Diante disso, os guardas municipais, já insatisfeitos com a demora de uma efetivação concreta, decidiram manter a mobilização e a luta. Uma nova Assembleia Geral foi marcada para o dia 1º de junho, novamente com paralisação de 24 horas.

“Vamos trabalhar nos próximos dias para que o prefeito nos receba até quarta-feira, dia 31. Ele disse que a secretária daria uma resposta, mas ela não deu e afirmou que o prefeito é quem decide. Inclusive, o próprio chefe do Executivo já demonstrou várias vezes que é do seu total interesse atender as demandas dos GMs. Então, vamos cobrar um posicionamento definitivo e concreto. Esperamos que a Prefeitura dê efetividade aos acordos firmados em mesa de negociação, pois os guardas estão lutando por direitos já assegurados em lei e um por reconhecimento pelo trabalho que executam diariamente”, afirma Alexsandro Sales.

Sobre as Diárias Operacionais, o Sindguardas/RN informa que, na reunião de ontem, o comandante da GMN apresentou ao prefeito uma proposta para diminuir a carga horária das DOs para 8 horas, mantendo o mesmo valor que está sendo pelas 12 horas. Essa ideia, de acordo com o comandante Vale, está em análise e discussão com os assessores do prefeito, podendo esse valor ser pago até a regularização das DOs prevista para o final do mês de agosto.