Guardas Municipais de Natal comparecem em massa em Assembleia Geral com paralisação de 24 horas

Nesta quinta-feira, 18, os Guardas Municipais de Natal deflagraram uma paralisação de 24 horas e se reuniram em Assembleia Geral convocada pelo Sindguardas/RN. A categoria luta pelo cumprimento de direitos e pelas pautas que foram acordadas com o prefeito da cidade no mês passado.

Nas últimas semanas, o Sindguardas/RN vem reunindo e mobilizando os GMs de Natal, bem como feito um grande trabalho de articulação política junto à Prefeitura e também aos vereadores da capital.

A decisão da paralisação desta quinta foi tomada em decorrência da falta de avanço concreto nas negociações. No dia 19 de abril, o prefeito Álvaro Dias assumiu compromissos com a categoria em uma mesa de negociação, afirmando que iria cumprir a terceira fase do Plano de Carreira, referente às titulações, bem como assegurou a implantação dos níveis e garantiu um reajuste nas Diárias Operacionais. O prefeito também disse que iria abrir mesa de negociação para tratativas referentes à reposição das perdas inflacionárias.

No entanto, desde então, as tratativas não se concretizaram, o que gerou grande insatisfação entre os guardas municipais, pois a categoria não entende a morosidade no cumprimento da lei que disciplina o direito dos GMs, o que, inclusive, já está previsto na LOA.

Na Assembleia Geral desta quinta-feira, a diretoria do Sindguardas/RN lembrou que procurou o prefeito e seus assessores por inúmeras vezes, inclusive, com apoio do vereador Hermes Câmara, que é líder do prefeito na Câmara Municipal. Porém, o sindicato não foi recebido pelo chefe do Executivo novamente para acertar os detalhes.

Durante a Assembleia, que teve debates acirrados, o vereador Hermes, que esteve presente, entrou em contato com o assessor político do prefeito, José Antônio. Este confirmou que o próprio Álvaro Dias se reunirá com a comissão de negociação na próxima quinta-feira, dia 25 de maio, para dizer como será implementado o que está sendo discutido em mesa.

O Comandante da Guarda Municipal de Natal, Vale, também esteve na Assembleia Geral, nesta manhã, e informou que conversou com o prefeito, que reafirmou o cumprimento do que prometeu aos GMs.

O Comandante Vale disse ainda que está trabalhando pessoalmente junto com os coordenadores para o aumento das DOs, contando com a participação do Sindguardas/RN, para que se chegue a um denominador comum. Ele afirmou que a articulação é para que o reajuste seja implantado ainda este mês, inclusive, com os retroativos.

Ao final das discussões, os GMs deliberaram que haverá nova Assembleia Geral, com paralisação de 24 horas, na próxima quinta-feira, 25, para aguardar o desfecho da reunião com o prefeito.

Outra deliberação foi que a luta pela progressão da 6ª e da 7ª turmas, que não foram contempladas no Plano de Carreira, passará a ser permanente, constando em todas as negociações até que o pleito seja alcançado.


Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *