Sindguardas/RN encaminha pautas dos GMs em reunião com a prefeita de Extremoz

A direção do Sindguardas/RN voltou a se reunir com a prefeita Jussara Sales, da cidade de Extremoz, para encaminhar pautas dos guardas municipais. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3.

Uma das demandas apresentadas pela diretoria foi referente à Gratificação de Função de Segurança Pública, que uma parte dos GMs recebe e outra não. A prefeita assumiu o compromisso de, em junho, quando há perspectiva de implantação do Fundo de Participação dos Municípios, fazer a correção dessa situação e enviar projeto de lei para a Câmara Municipal referente ao Adicional de Risco de Vida e ao Adicional Noturno para todos os guardas, de maneira isonômica.

O Sindguardas/RN também questionou a chefe do Executivo sobre o não pagamento do 1/3 de férias de alguns guardas municipais. Jussara ficou de receber a relação dos GMs que não receberam e escalonar para efetivar o pagamento o mais rápido possível.

Outra pauta de extrema importância é sobre o Plano de Carreira da categoria. Durante a conversa desta manhã, ficou acordado que a direção do sindicato vai apresentar à Prefeitura, até maio, uma minuta construída e discutida junto com a categoria. Em seguida, será formada uma comissão paritária entre o Executivo e representantes dos GMs, de forma que os trabalhos do projeto possam ser concluídos este ano para implementação do Plano de Carreira em 2024.

Inclusive, houve o compromisso de a questão da alimentação dos guardas municipais ser incluída no projeto do Plano de Carreira, como forma de auxílio-alimentação. No entanto, a chefe do Executivo ficou de, ainda nesta segunda-feira, ou no máximo nesta terça-feira, apresentar uma solução provisória para essa demanda. O Sindguardas/RN lembrou que o direito à alimentação é assegurado em razão do Regime de Serviço Diferenciado dos guardas municipais.

O sindicato esteve representado nesta reunião pelo presidente Alexsandro Sales, juntamente com o vice-presidente Lima Duarte, e com os diretores Souza Júnior, Querem Apuque e Rocha. Também participaram o comandante da Guarda Municipal, Marivaldo, e o secretário municipal de Segurança Pública, Diniz, assim como a GM Alice.