VITÓRIA: Câmara derruba veto do prefeito de Natal sobre reajuste e níveis dos GMs

A diretoria do Sindguardas/RN esteve na Câmara Municipal de Natal, na tarde desta terça-feira, 21, para acompanhar a votação da derrubada do veto do prefeito em relação aos recursos para reajuste dos guardas municipais e implantação das mudanças de níveis. Os vereadores derrubaram o veto e, com isso, está mantida a emenda à LOA 2023 que foi aprovada no final do ano passado após grande articulação do sindicato.

O Sindguardas/RN lembra que conseguiu junto aos vereadores que a LOA 2023 fosse aprovada com a emenda que assegurava o pagamento do reajuste anual previsto no Plano de Carreira da categoria. Essa emenda, apresentada pelo então presidente da Câmara Municipal, ex-vereador e agora deputado federal Paulinho Freire, foi aprovada no final de dezembro. Posteriormente, porém, o prefeito da capital vetou.

Depois disso, a diretoria do Sindguardas/RN passou a articular administrativamente para que o prefeito mudasse o posicionamento em relação a essa demanda e assegurasse o reajuste previsto em lei, assim como a mudança de níveis dos GMs.

Em paralelo, a direção do sindicato seguiu em conversa com os vereadores para viabilizar a derrubada do veto, o que de fato aconteceu nesta terça-feira.

O Sindguardas/RN destaca que esses recursos incluídos na LOA são de extrema importância, pois o reajuste anual dos guardas municipais é lei, estando dentro do Plano de Carreira, discutido e consensualizado com o prefeito Álvaro Dias, que assumiu a paternidade desse projeto e, até então, cumpriu com todos os compromissos feitos com o sindicato e a categoria.

A partir de agora, o sindicato informa que vai continuar negociando com a Prefeitura, inclusive, buscar reunião com o prefeito, para conseguir a implantação do reajuste que está assegurado em lei e também já está garantido no orçamento do município.

Por fim, a diretoria do sindicato agradece aos vereadores que atenderam ao pedido do Sindguardas/RN e saíram em defesa dos guardas municipais de Natal, garantindo que o direito da categoria fosse preservado.