Sindguardas/RN discute demandas dos GMs de Natal com a Semdes

Nesta segunda-feira, 6, a diretoria do Sindguardas/RN esteve na Semdes para uma reunião com a secretária Sheila Freitas e com o comandante da Guarda Municipal, Supervisor Vale, sobre seis demandas dos guardas municipais de Natal. Uma delas é referente à terceira fase do Plano de Carreira, que desde o ano passado era pra ter sido cumprida e ainda está pendente.

A titular da Semdes disse ao sindicato que vai buscar a Secretaria de Administração de Natal, até sexta-feira, no máximo, para discutir os detalhes burocráticos e fechar os pontos que estão pendentes referentes à Titulação.

O Sindguardas/RN também tratou sobre o reajuste salarial dos GMs e Sheila Freitas destacou que esse ponto tem que ser discutido juntamente com o prefeito de Natal, pois é uma pauta que depende de decisão do chefe do Executivo.

Em relação aos níveis, que muitos guardas vão mudar agora em março, e também às mudanças de classe, a titular da Semdes informou que vai incluir esse ponto na conversa que terá com a Secretaria de Administração e, em seguida, com o prefeito.

Além desses tópicos, o Sindguardas/RN apresentou como demanda a substituição do subcomandante de Segurança e Trânsito da GMN. Esse cargo exige curso superior e o atual subcomandante não tem esse grau de instrução. Por isso, vários questionamentos foram feitos por parte dos guardas municipais, inclusive, devido aos relatos de relacionamento interpessoal negativo.

Sheila alegou que o cargo é comissionado e também vai conversar com o prefeito Álvaro Dias sobre isso. A diretoria lembrou que, mesmo sendo de nomeação do chefe do Executivo, é preciso que seja observado o que está na lei referente ao nível superior.

Outro assunto abordado foi sobre a promoção de carreira de três GMs que estão saindo de Agente para CGA. O sindicato vem cobrando essa demanda nos últimos meses e, hoje, a secretária de Segurança despachou o processo para a Secretaria de Governo. Agora, a publicação deve ser feita em Diário Oficial ainda esta semana, concretizando mais uma vitória para o Sindguardas/RN e para esses três guardas.

Ainda durante a conversa, o Sindguardas/RN pediu uma gestão da Semdes para fortalecimento do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal (Nasgam), que tem papel fundamental no apoio psicossocial e nutricional dos GMs, mas precisa ser melhorado para atender as demandas atuais. A Semdes assumiu compromisso de trabalhar para fortalecer o Núcleo.