Sindguardas/RN volta a se reunir com prefeito de Vera Cruz

Na tarde desta quinta-feira, 23, a diretoria do Sindguardas/RN esteve em Vera Cruz para mais uma reunião com o prefeito Marcos Cabral sobre a pauta de reivindicações dos guardas municipais. O sindicato havia se reunido com o chefe do Executivo no ano passado, ocasião na qual ficou acertado o encaminhamento de algumas demandas, como o Plano de Carreira, estrutura de trabalho e convocação de mais GMs.

O presidente do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, o vice-presidente Lima Duarte e Souza Júnior, diretor de Articulação Política e Sindical, durante a reunião desta tarde, voltaram a cobrar o cumprimento desses três pontos apresentados, justificando que são demandas urgentes e fundamentais para a cidade.

No entanto, durante a conversa, o prefeito, juntamente com o chefe de Gabinete, Edilson, alegou que as demandas não puderam ter avanços em decorrência de duas situações: a espera do município em relação à definição sobre os repasses do FPM com o novo censo do IBGE e um empréstimo com a Caixa que não foi concretizado.

Apesar disso, ele reconheceu a importância da manutenção do diálogo e das tratativas com o sindicato. Por isso, sobre o Plano de Carreira, comprometeu-se em publicar a comissão que vai trabalhar no texto até o próximo dia 10 de março, com representantes do sindicato e da Prefeitura. Essa comissão terá prazo de 60 dias, mas deverá concluir os trabalhos antes. Dessa forma, o Plano de Carreira deve ser finalizado e aprovado ainda este ano. A aplicação dos efeitos financeiros dele, porém, ainda será objeto de negociação em reuniões futuras.

Sobre os concursados, havia o compromisso de a Prefeitura chamar oito excedentes a partir de janeiro deste ano, o que não aconteceu e o sindicato mais uma vez reforçou que essa pauta também é urgente. Diante dos apelos, o prefeito disse que vai chamar, até o final do primeiro semestre deste ano, 4 concursados para as vagas que estão sendo abertas com a saída de 4 guardas municipais. O Sindguardas/RN informa ainda que continuará lutando para a convocação dos outros quatro para fechar o total de oito que foi acordado no ano passado.

Também foi discutido sobre a estrutura para a Guarda Municipal, mas, novamente, o prefeito citou os problemas com o FPM e o empréstimo frustrado com a Caixa como fatores que inviabilizaram essa pauta.

Durante a conversa, ele disse que está buscando outras alternativas, como emendas parlamentares e editais para recursos federais. O Sindguardas/RN chegou a ligar para o superintendente da PRF para pedir um apoio na doação de equipamentos. Além disso, a diretoria do sindicato vai buscar outras instituições e Guardas Municipais que possam fazer doações.