Sindguardas/RN reúne guardas civis municipais de Mossoró para avançar na luta por valorização

O Sindguardas/RN reuniu novamente os guardas civis municipais de Mossoró em Assembleia Geral, nesta terça-feira, 14, para continuidade das discussões e fortalecimento da luta da categoria por valorização e melhores condições de trabalho. O sindicato e os GCMs seguem buscando o diálogo e a retomada das negociações com o prefeito Allyson Bezerra.

Durante a Assembleia Geral, que contou com a participação do presidente do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, juntamente com o vice-presidente Lima Duarte e os diretores Monteiro, Souza Júnior e Regi, os guardas municipais deliberaram por pontos de reivindicação considerados importantes. Um deles é a majoração do percentual do risco de vida para 100%. Atualmente, ele é de 40%. A outra demanda urgente é a reposição das perdas salariais sofridas desde 2015.

O prefeito Allyson Bezerra, no ano passado, havia assumido compromisso de discutir essa pauta da valorização. No entanto, não cumpriu a promessa de sentar com o sindicato para negociar.

“Soubemos que, nessa segunda-feira, o chefe do Executivo teve uma reunião com um grupo de guardas municipais, mas que o Sindguardas/RN não foi convocado para essa conversa e, portanto, não houve discussão legítima sobre os interesses da coletividade da categoria, haja vista que o sindicato é o representante legal”, comenta Alexsandro Sales.

Essa situação, inclusive, foi posta na Assembleia Geral desta terça-feira e a categoria referendou o apoio ao Sindguardas/RN como seu representante nas negociações.

Também ficou decidido que terão continuidade as discussões sobre a reestruturação do Plano de Carreira. Para isso, foi criada uma comissão, eleita em Assembleia, composta pelo diretor Héber Monteiro, por Joaquim Fernandes (assessor jurídico do Sindguardas/RN), bem como pelos GMs Técio Wagner, Anderson Dantas, Fábio de Lima e Raylson Silva.

O Sindguardas/RN tomou conhecimento ainda que, na reunião dessa segunda, o prefeito assumiu o compromisso de publicar a formalização desta comissão, até o dia 28 deste mês, para debater a reestruturação. Se isso não acontecer, ficou definido na Assembleia desta terça-feira, que a categoria voltará a se reunir no dia 1° de março para nova Assembleia Geral.

Após o encontro de hoje, o Sindguardas/RN e a comissão estiveram na Câmara Municipal de Mossoró para acompanhar a leitura anual feita pelo prefeito e para conversar com o presidente Lawrence Amorim, juntamente com outros vereadores. A diretoria do sindicato pediu mais uma vez que os parlamentares possam intermediar uma reunião com Allyson Bezerra para dar prosseguimento às tratativas da reestruturação do Plano de Carreira dos GCMs, no intuito de garantir a valorização que a categoria precisa e merece.