Natal: Sindguardas/RN tem reunião com a secretária Sheila Freitas

O Sindguardas/RN esteve com a secretária de Segurança de Natal, Sheila Freitas, nesta quarta-feira, 8, para encaminhamentos da pauta dos guardas municipais. Seis pontos foram tratados na reunião.

Um deles foi sobre o Centro de Formação da Guarda Municipal de Natal. O Sindguardas/RN conseguiu os recursos através de emendas parlamentares e a Prefeitura ficou responsável por dar a contrapartida. Agora, o Centro está para ser construído, na zona norte de Natal, mas ainda falta a autorização da Caixa Econômica sobre a licitação que houve, para que haja liberação dos recursos e a empresa vencedora possa iniciar a obra.

Outro ponto tratado foi sobre a terceira fase do Plano de Carreira, que vem sendo cobrado desde o início do segundo semestre do ano passado. “Perguntamos sobre o andamento e ela disse que semana que vem terá reunião, na terça-feira, com a Secretaria de Administração do Município para fazer os encaminhamentos. Na quarta-feira, a secretária Sheila dará um retorno ao Sindguardas/RN”, informa Souza Júnior, diretor de Articulação Política e Sindical.

Já sobre a progressão de níveis e classes, o Sindguardas/RN lembrou que, neste ano, alguns GMs atingiram os critérios de tempo para mudança, portanto, a Prefeitura precisa adotar as medidas necessárias para assegurar esse direito. “Ficou acordado que o sindicato vai protocolar um ofício junto à Semdes com uma minuta de decreto para regulamentação dessas progressões ordinárias de níveis e classes. Em seguida, a secretária Sheila fará os encaminhamentos junto ao prefeito de Natal”, comenta Lima Duarte, vice-presidente.

Em relação ao reajuste salarial da categoria, os 7% estabelecidos em lei, a diretoria fez um histórico de toda a luta e articulação realizada na Câmara Municipal para garantir emenda na LOA 2023, de forma a assegurar os recursos desse reajuste. No entanto, houve o veto do prefeito à emenda. “Reafirmamos a confiança de que o prefeito Álvaro Dias vai retomar as negociações sobre essa pauta e vai reconhecer o direito de implantação do reajuste a partir de março, conforme consta em lei. Mas também destacamos que o sindicato irá trabalhar pela derrubada do veto por ser esse um direito dos GMs”, afirma o presidente Alexsandro Sales.

Durante a reunião desta quarta, o Sindguardas/RN também lembrou que três GMs na função de Agente têm direito a serem promovidos à CGA, por esse motivo, foi cobrado o andamento nesses processos. O comandante da Guarda Municipal, Vale, ficou de apresentar um retorno sobre essa demanda na próxima semana.

CONCURSO PÚBLICO
Por fim, o Sindguardas/RN também voltou a cobrar a realização de um concurso público, pauta que vem sendo solicitada desde 2016, devido à grande necessidade de aumento no efetivo da Guarda Municipal de Natal. A resposta da Semdes foi positiva. A secretária Sheila informou que já fez tratativas com o prefeito e com a Secretaria de Administração, ficando acertado que no segundo semestre de 2023 haverá concurso público para convocação em 2024.