Sindguardas/RN realiza mobilização com GCMs de Mossoró

Nesta quinta-feira, 26, o Sindguardas/RN promoveu uma mobilização juntamente com os guardas civis municipais de Mossoró. A categoria se dirigiu até a Prefeitura para tentar uma reunião com o prefeito Allyson Bezerra.

Os GCMs estão na luta por valorização salarial e melhores condições de trabalho. Desde o ano passado, o Sindguardas/RN vem tentando junto à Prefeitura negociar a reestruturação do Plano de Carreira da categoria, de forma a proporcionar uma reposição das perdas ao longo dos últimos anos.

“Depois de várias assembleias e construções técnicas, os guardas civis municipais aprovaram a proposta feita com o Sindguardas/RN. Em seguida, a diretoria protocolou na Prefeitura, no entanto, até agora não houve negociação nem sinalização de atendimento da pauta”, explica o presidente do sindicato, Alexsandro Sales.

Por esse motivo, o Sindguardas/RN convocou uma Assembleia Geral para a manhã desta quinta-feira e, em seguida, todos se deslocaram em caminhada para o prédio da Prefeitura.

“Na ocasião, conseguimos nos reunir com o chefe de Gabinete e explicamos a angústia dos GCMs e a necessidade urgente de atendimento das demandas. Inclusive, foi dito que, atualmente, os guardas municipais de Mossoró estão com um dos salários de GMs mais defasados do Rio Grande do Norte”, comenta o GM Monteiro, que é diretor do Sindguardas/RN e trabalha em Mossoró.

Souza Júnior, diretor de Articulação Política e Sindical, também lembrou: “Algumas Guardas Municipais criadas muito depois da de Mossoró hoje em dia estão mais estruturadas e valorizadas. Então, o prefeito precisa reverter essa situação”.

Já Lima Duarte, vice-presidente, completa: “Na conversa com o chefe de Gabinete, pedimos sensibilidade por parte do Executivo e solicitamos que seja estabelecido um cronograma, bem como reaberta negociação com o próprio prefeito, pois ele assumiu compromissos com a categoria e somente ele, como gestor maior da cidade, pode resolver essa demanda”.

Após a reunião com o chefe de Gabinete, a diretoria reuniu os GCMs na frente da Prefeitura para repassar informações e tirar alguns encaminhamentos para a continuidade da luta. Foi formada uma comissão contendo a diretoria do sindicato, juntamente com a assessoria jurídica, e os guardas Dantas, Tázia, Técio, Magno Mendonça e Darlan para a sequência das negociações.

Também ficou acertado que, nesta sexta-feira, o secretário de Segurança de Mossoró vai receber a comissão criada para tratar das demandas de estrutura de trabalho dos GMs. Na ocasião, o secretário vai apresentar uma data para reunião com o prefeito para tratar de reestruturação do Plano de Carreira.

A mobilização dessa quinta-feira contou ainda com a participação dos guardas municipais Robson e Regi, que também são diretores do Sindguardas/RN.