Sindguardas/RN volta a se reunir com a prefeita de Extremoz

O Sindguardas/RN informa que se reuniu com a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, na tarde desta quarta-feira, 21. O encontro teve como pauta o cronograma de convocação de novos guardas municipais e o Plano de Carreira da categoria.

A diretoria do sindicato lembra que, no início de setembro, houve uma reunião na qual o Executivo apresentou uma proposta para as convocações. No entanto, o Sindguardas/RN não concordou e, no dia 15 do mesmo mês, houve novo encontro, no qual a diretoria pediu sensibilidade da Prefeitura e sugeriu uma melhoria nas datas de convocação.

Na ocasião, os representantes do Executivo alegaram que o único cronograma possível seria a convocação de 10 em janeiro de 2023, 6 em julho de 2023 e 15 em janeiro de 2024.

Ainda durante as conversas do dia 15 de setembro, o Sindguardas/RN apresentou nova propositura, que seria a Prefeitura chamar 15 concursados em janeiro de 2023 e os 16 restantes a partir de julho de 2023, condicionado ao início do censo do IBGE.

No entanto, desde então, o Executivo não havia dado nenhuma resposta sobre essa solicitação. Somente na reunião desta quarta-feira, a prefeita Jussara alegou dificuldades financeiras do município e afirmou que, no momento, não tem como melhorar o cronograma apresentado pela Prefeitura no dia 15 de setembro.

Ela disse que Extremoz ainda está com a pendência do 13° salário e do salário de dezembro dos servidores e, por isso, não há possibilidade de negociar essa situação das convocações no momento.

Apesar disso, a prefeita deixou a mesa de negociação aberta e assumiu o compromisso de voltar a se reunir com o Sindguardas/RN em janeiro para nova rodada de conversa e tentativa de melhorar o cronograma.

Sobre o Plano de Carreira dos guardas municipais, outro ponto de pauta da reunião, ficou acertado que o projeto será discutido e trabalhado no próximo ano para implantação em 2024.