Sindguardas/RN discute demandas dos GMs com Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

O Sindguardas/RN esteve novamente em São Gonçalo do Amarante para buscar o encaminhamento de demandas dos guardas municipais. Na manhã desta quarta-feira, 21, a diretoria teve uma reunião com o chefe de gabinete da Prefeitura.

Na ocasião, o Sindguardas/RN informou que, na próxima semana, vai protocolar novamente o projeto de valorização dos guardas municipais, objetivando discutir esse ponto da pauta de reivindicações com o prefeito Eraldo Paiva.

A diretoria lembrou que o PCCR dos GMs de São Gonçalo do Amarante vem sendo cobrado desde o final do ano de 2019 e uma proposta foi construída junto com a categoria em 2020. Depois disso, o projeto foi discutido e finalizado com o Executivo ainda em 2020, ficando apto a ser enviado à Câmara Municipal, mas esse encaminhamento não foi feito. Agora em 2022, após a mudança de prefeito, a proposta foi reapresentada e a categoria aguarda a continuidade das tratativas.

Ainda durante a reunião, o sindicato ressaltou também o compromisso assumido pelo prefeito de nomear 30 novos guardas municipais para fortalecer a segurança pública da cidade.

Ciente da antecipada desistência de 8 dos concursados que foram convocados na semana passada, a diretoria do sindicato requereu à Prefeitura a convocação de pelo menos mais 8 concursados para contemplar as 30 vagas. A diretoria destacou que houve um compromisso assumido pelo prefeito em reunião com o Ministério Público para nomear 30 novos GMs. Por isso, mesmo o chefe de gabinete não tendo garantido que será feita nova convocação para as vagas dos desistentes, o Sindguardas/RN vai lutar por esse pleito e, inclusive, realizará reunião virtual com os concursados na próxima sexta-feira, às 11h, para acertar mobilizações nesse sentido.

O presidente do Sindguardas/RN, Alexsandro Sales, juntamente com o vice-presidente Lima Duarte e com Souza Júnior, diretor de Articulação Política e Sindical, destacou que a categoria e o sindicato reconhecem que o prefeito vem atendendo aos pleitos, entre eles a nomeação do comandante e subcomandante como sendo guardas municipais de carreira, em observância a lei nº 13022/2014. Além disso, houve melhora na estrutura de trabalho e no auxílio alimentação. No entanto, outros pontos estão pendentes e precisam ser alinhados.

Ao final da reunião com o chefe de gabinete da Prefeitura, que contou com a participação também do comandante da Guarda Municipal, Joselito, e dos GMs Gustavo, Nicácio, Neto e Nogueira, a diretoria do Sindguardas/RN reuniu os guardas municipais e repassou informações sobre a continuidade da luta.