Após grande luta do Sindguardas/RN, Plano de Carreira dos GMs de Parnamirim é enviado à Câmara

Esta semana é de mais uma vitória para o Sindguardas/RN e para os guardas municipais de Parnamirim. Depois de vários meses de luta, de reuniões e articulações, a Prefeitura enviou a proposta do Plano de Carreira da categoria para a Câmara Municipal. Isso foi feito na última terça-feira, 11, e nesta quinta-feira, 13, a diretoria do sindicato esteve com o presidente da Câmara para tratar do assunto.

Desde o dia 21 de setembro, quando o Sindguardas/RN se reuniu com o prefeito Taveira, havia o compromisso do Executivo de enviar uma proposta até o dia 14 de outubro. De lá para cá, a diretoria fez um trabalho diário de bastidor, para garantir que a proposta enviada fosse a melhor possível para os GMs, sem nenhum prejuízo ao que tinha sido acordado anteriormente, o que de fato aconteceu.

A proposta inicial do PCCR foi protocolada em 4 de fevereiro de 2021. Desde então, o Sindguardas/RN lutou pela criação da comissão (o que só aconteceu em dezembro daquele ano) e pela celeridade nos trâmites da construção e finalização do texto. Até mesmo um trabalho jurídico foi feito pelo sindicato para assegurar os direitos pleiteados no projeto.

Em setembro passado, houve um desalinhamento de propostas, contrariando o que tinha sido aceito e acordado com os guardas municipais e, mais uma vez, o Sindguardas/RN trabalhou firme, mobilizando a categoria e fazendo as articulações necessárias para reverter a situação. Dessa forma, nos últimos dias, diante do esforço e diligências realizadas pela diretoria do sindicato, o projeto finalmente foi enviado à Câmara Municipal, mantendo os direitos pré-acordados.

“Nesta quinta-feira, estivemos na Câmara e conversamos com o vereador Wolney França sobre a tramitação. A Prefeitura pediu regime de urgência e nós reforçamos o apelo para que o presidente da Câmara atenda esse pedido. O parlamentar ficou de fazer um esforço junto aos colegas vereadores para garantir que a votação seja feita rapidamente”, explica Souza Júnior, diretor do Sindguardas/RN.

A expectativa é que o projeto seja lido na próxima segunda-feira, dia 17. Na terça-feira, 18, deverá ser feita uma Audiência Pública, seguindo um rito protocolar da Câmara, e, dessa forma, a votação poderá ocorrer na quarta-feira, 19.

O Sindguardas/RN realizou, também nesta quinta-feira, uma Assembleia Geral com os GMs para repassar essas informações e reiterar a continuidade da luta até que o projeto esteja sancionado e implantado para os guardas municipais. “Tivemos uma grande vitória nesta semana e a vitória final está muito próxima. Seguimos confiantes na força de luta e no trabalho que está sendo feito nas esferas políticas e administrativas. Por isso, a categoria precisa continuar unida e mobilizada”.