Sindguardas/RN tem nova reunião com a Prefeitura de Extremoz

Mais uma rodada de negociação foi realizada entre o Sindguardas/RN e a Prefeitura de Extremoz, nesta quinta-feira, 15, referente ao cronograma de nomeação dos concursados da Guarda Municipal.

Em reunião realizada no dia 1º de setembro, a Prefeitura havia apresentado um cronograma, estabelecendo as 31 convocações em quatro fases, sendo 7 convocados em janeiro de 2023, outros sete em julho de 2023, mais oito em janeiro de 2024 e os nove restantes em abril de 2024.

Na ocasião, ficou acertado que o Sindguardas/RN apresentaria uma contraproposta, o que aconteceu semana passada. O sindicato pediu que fossem convocados 11 em outubro e 10 em dezembro deste ano, restando 10 para serem convocados em março de 2023.

Também não houve consenso sobre essa proposta e, durante a reunião, a Prefeitura apresentou uma terceira opção, sendo ela: 10 convocados em janeiro de 2023, 6 em julho de 2023 e 15 em janeiro de 2024.

No entanto, a diretoria do Sindguardas/RN, composta pelo presidente Alexsandro Sales, pelo vice-presidente Lima Duarte e pelo diretor de Articulação Política e Sindical, Souza Júnior, juntamente com um representante dos concursados, ressaltou a importância e efetividade dessa quantidade de convocados o mais breve possível, para o reforço e eficácia no policiamento do município e reposição dos guardas que estão deixando a instituição.

Com isso, o Sindguardas/RN apresentou hoje mesmo uma nova proposta, que seria a Prefeitura chamar 15 concursados em janeiro de 2023 e os 16 restantes a partir de julho de 2023, condicionado ao início do censo do IBGE, previsto para começar naquele mês.

Caso haja o censo, a Prefeitura nomeia os 16. Caso não haja, as partes sentam para negociar as convocações dos 16 restantes. Sobre essa proposta, a equipe do Executivo ficou de conversar com a prefeita e apresentar uma resposta dentro de uma semana.

A Prefeitura de Extremoz esteve representada na reunião desta quinta-feira pelo procurador-geral do Município, pelo secretário de Articulação Política e por uma integrante do Financeiro.