Vera Cruz: Sindguardas/RN discute pauta dos GMs com o prefeito

Na tarde desta segunda-feira, 13, a diretoria do Sindguardas/RN se reuniu com o prefeito de Vera Cruz para tratar da pauta de reivindicações dos guardas municipais e sobre a nomeação de mais aprovados no concurso público.

O encontro contou com a presença do vice-presidente do Sindguardas/RN, Lima Duarte, do diretor Jurídico L. Dantas e o do secretário de Articulação Política e Sindical Souza Júnior. Além do prefeito Marcos Cabral, esteve representando a Prefeitura o chefe de Gabinete José Edilson.

Um dos pontos abordados foi referente ao Plano de Carreira dos guardas municipais. Sobre essa demanda, ficou acertado que o sindicato vai apresentar uma proposta ainda este ano para que ela seja discutida e, no começo do próximo ano, possa ser aprovada.

“Nós também pedimos que a Prefeitura dê prioridade aos trâmites para viabilizar o porte de arma de fogo dos guardas municipais, pois essa pauta é urgente, haja vista a complexidade das atividades realizadas pela categoria no policiamento municipal”, comenta Lima Duarte.

Ainda durante a reunião, a Prefeitura informou que aprovou a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e vai promover uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir o melhor modelo de implementação dessa ferramenta.

Outro pleito apresentado pelo Sindguardas/RN foi a convocação de excedentes do último concurso público. A Prefeitura nomeou as 15 vagas estabelecidas inicialmente, mas a diretoria do sindicato pediu que as vagas sejam ampliadas. Com isso, o prefeito assumiu compromisso de viabilizar, a partir de janeiro de 2023, a nomeação de pelo menos mais 8 novos guardas.

Ao final da reunião com o Executivo, o Sindguardas/RN reuniu com os GMs que estavam de serviço e passou informações sobre a conversa com o prefeito. Foi dito, inclusive, que a gestão municipal aprovou empréstimo, através da Câmara, para construir a nova sede da Guarda Municipal e afirmou que vai providenciar melhores condições de trabalho.