Sindguardas/RN tem reunião com o deputado Benes Leocádio

A diretoria do Sindguardas/RN esteve com o deputado federal Benes Leocádio, nesta sexta-feira, 25, para tratar de pautas dos guardas municipais do Rio Grande do Norte. Desde 2019, o sindicato vem articulando junto aos parlamentares na luta para conseguir recursos para que os municípios possam investir na valorização e condições de trabalho dos GMs.

Inclusive, no ano passado, o Sindguardas/RN chegou a apresentar projetos para as Guardas Municipais durante um encontro da bancada federal do RN e, em seguida, protocolou ofícios para todos os deputados federais e senadores do Estado.

Desde então, o Sindguardas/RN também tem buscado tratar pessoalmente com cada um dos parlamentares e, por isso, nesta sexta-feira, reuniu-se com o deputado Benes Leocádio.

Um dos pontos da reunião foi referente à destinação de emenda por parte de Benes Leocádio para fortalecer a Guarda Municipal de Natal por meio da ampliação e reforma do alojamento/vestiário masculino e da construção do alojamento/vestiário feminino e do refeitório.

Esse projeto visa beneficiar de forma direta os 429 integrantes da Guarda Municipal de Natal e, indiretamente, os 896.708 munícipes. Além disso, a modernização da estrutura beneficiará mais de 1.500 agentes das diversas cidades do Estado, que, por meio de parceria, convênios e/ou outros instrumentos celebrados, poderão utilizar a GMN para formação e treinamento. O valor aproximado de recursos demandados é de R$ 590 mil e o deputado Benes se comprometeu em destinar parte das suas emendas para esse projeto.

O presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, agradeceu ao parlamentar pela sensibilidade e por atender mais uma vez a um pedido do sindicato. “Os guardas municipais serão beneficiados com essa emenda, mas, principalmente, a população potiguar, que terá cada vez uma polícia municipal forte e atuando no combate à violência. Agradecemos ao deputado por isso, assim como por ter destinado emenda de R$ 150 mil para a sede da GM Natal, mais R$ 500 mil para a Guarda Municipal de Parnamirim e, recentemente, R$ 200 mil para a GM de João Câmara, para aquisição de uma viatura”, destaca.

Durante a reunião com Benes Leocádio, a diretoria do Sindguardas/RN também tratou da realização de um seminário para os guardas municipais, visando orientar a categoria sobre a busca por investimentos federais para as instituições Guardas Municipais. O deputado Benes informou que existe um edital aberto pela Senasp para que as GMs possam concorrer a recursos federais. Por isso, a importância de levar informações sobre projetos, transferências especiais de recursos por editais e emendas parlamentares, para que as Guardas do RN possam participar e trabalhar nesse sentido.

O seminário será organizado para o mês de abril pelo mandato do deputado Benes Leocádio em parceria com o Sindguardas/RN. Na ocasião, também será realizada uma palestra sobre a importância da Guarda Municipal.