Sindguardas/RN avança com negociação da pauta de reivindicações em Extremoz

O Sindguardas/RN conseguiu importantes compromissos da Prefeitura de Extremoz, em reunião nessa quinta-feira, 17, com avanço de pleitos da pauta de reivindicações dos guardas municipais.

Em conversa com a prefeita da cidade, a diretoria do sindicato tratou sobre os dois pontos prioritários da categoria, que dizem respeito à implantação do Adicional Noturno e do Adicional de Risco de Vida.

Durante a reunião, a prefeita de Extremoz alegou várias dificuldades financeiras, orçamentárias e fiscais da Prefeitura, o que traria barreiras para o atendimento da pauta. Por isso, ela afirmou que iria conceder 20% de Adicional Noturno e disse que, neste momento, não poderia dar o risco de vida.

O Sindguardas/RN então argumentou que não era justo com os GMs de Extremoz, que hoje em dia recebem o menor salário das Guardas Municipais do Rio Grande do Norte, sem nenhum tipo de valorização. Por isso, o sindicato apelou para que a Prefeitura viabilizasse também o Adicional de Risco de Vida ainda neste primeiro semestre, sugerindo pagamento a partir de junho.

Diante disso, a Prefeitura se comprometeu em implantar os 20% do Adicional Noturno no mês de março e, a partir de junho, os guardas municipais terão 30% de Adicional de Risco de Vida.

Também ficou acordado que o Sindguardas/RN vai apresentar, ainda neste primeiro semestre, uma proposta de Plano de Carreira da categoria. A Prefeitura assumiu o compromisso de criar a comissão para fazer as discussões, finalizar e aprovar o projeto neste ano, de forma a ser implantado a partir do próximo ano.

“Consideramos um avanço positivo nessa reunião, mesmo sabendo que essa ainda não é a valorização que os guardas municipais merecem, mas diante das circunstâncias, a Prefeitura está atendendo o pleito e prestigiando a categoria com uma questão justa. Esperamos avançar ainda mais e continuaremos trabalhando nesse sentido”, destaca Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN.

Ao final desta pauta, também foi questionado à prefeita sobre a publicação do edital de convocação para curso de formação dos guardas municipais. Após um pedido do sindicato, a chefe do Executivo entrou em contato com o prefeito de Ceará-Mirim e o mesmo informou que na segunda-feira, 21, assinará o termo de convênio entre as duas prefeituras.

Dessa forma, a Guarda Municipal de Ceará-Mirim poderá realizar esse curso de formação em Extremoz. Com isso, a expectativa é que o edital de convocação seja publicado na próxima terça ou quarta-feira.

,