Sindguardas/RN cobra melhores condições para os GMs que trabalham em ônibus no Centro Histórico de Natal

O Sindguardas/RN tomou conhecimento, nos últimos dias, que a situação do ônibus instalado como posto avançado de monitoramento da Guarda Municipal, no Centro Histórico de Natal, não atende às necessidades básicas para bom funcionamento. A diretoria do sindicato informa que adotou providências no sentido de cobrar da Prefeitura a estrutura adequada.

Vários guardas municipais de Natal relataram ao Sindguardas/RN que as câmeras de vigilância não estão funcionando, que o banheiro do ônibus estava em condições insalubres e, inclusive, que a água disponibilizada para consumo dos GMs estava com prazo de validade vencido.

Diante disso, o Sindguardas/RN acionou o Comando da Guarda Municipal de Natal para saber o posicionamento oficial do órgão e pedir que as providências necessárias sejam tomadas o mais rápido possível.

Em reunião pela manhã, o Comando da GMN informou à diretora do Sindguardas/RN Monica Alexandre que já tinha adotado algumas medidas. Em relação a água de consumo, foi dito que as vencidas foram recolhidas e um bebedouro provisório foi levado ao local com garrafão de água mineral, devendo ser substituído por um definitivo que foi doado por comerciantes.

Já em relação a insalubridade, o Comando da Guarda disse que hoje mesmo foi feita uma limpeza interna e, nesta quarta-feira, o ônibus será levado à Parnamirim para retirada de dejetos do banheiro. Além disso, foi dito que a partir de agora a higienização será feita a cada 2 ou 3 dias, garantindo a salubridade do local.

Ao ser indagado sobre o meio de comunicação usado para os GMs em serviço no local, o comandante afirmou que aguarda a chegada dos rádios comunicadores, mas que já estão sendo providenciados dois HTs para esse serviço, agilizando assim a comunicação conforme a necessidade.

Em relação às câmeras e outros equipamentos do interior do ônibus, ele disse que está sendo providenciado o reparo e, assim que possível, o serviço de monitoramento por video será ativado. Também ressaltou que foi designada uma viatura para dar todo apoio aos GMs de serviço no local e fazer ponto base.

A diretoria do Sindguardas/RN reforça que os guardas municipais querem trabalhar e melhor atender à população natalense, no entanto, precisam de boas condições e dos materiais adequados, tanto para higiene e para proteção pessoal como para exercício da atividade de policiamento municipal.

Por fim, o sindicato ressalta que segue vigilante e atento às demandas dos guardas municipais, em Natal e demais cidades do Estado.