Sindguardas/RN segue a luta em São Gonçalo do Amarante

O Sindguardas/RN segue lutando pelo curso de formação para os concursados e também pelas pautas dos guardas municipais de São Gonçalo do Amarante. Nesta sexta-feira, 21, a diretoria do sindicato esteve novamente na cidade.

Nessa quinta-feira, 20, o Sindguardas/RN havia reunido os concursados por videoconferência e informado sobre as últimas reuniões realizadas com os representantes do Executivo e do Legislativo. Enquanto conversava com os concursados, o sindicato foi procurado pelo secretário de Segurança de São Gonçalo do Amarante para agendar um encontro na manhã desta sexta.

“Estivemos novamente com o secretário Peixoto e ele nos disse que ainda não conseguiu conversar pessoalmente com o prefeito, em razão do tratamento de saúde que o chefe do Executivo está fazendo. O prefeito apenas respondeu ao secretário que a Prefeitura teria o prazo de dois anos, prorrogável por mais dois, para chamar os concursados”, informa Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN ressalta que essa informação não era a esperada, pois o sindicato e os concursados estão lutando para que o curso de formação seja convocado de imediato com 63 vagas, contemplando todos os aprovados nas três primeiras etapas do concurso (prova escrita, TAF e psicoteste) que estão aptos para a investigação social.

“A gente espera que a Prefeitura tenha outra postura para as demandas da Segurança Pública e reveja esse posicionamento, pois a necessidade de reforço no efetivo da Guarda Municipal é urgente. Inclusive, o próprio secretário de Segurança reconhece essa demanda e se comprometeu em, assim que o prefeito retornar do tratamento, conversar pessoalmente para sensibilizá-lo sobre a importância de rever o posicionamento”, comenta Souza Júnior.

Ainda nesta sexta-feira, a diretoria do Sindguardas/RN e os concursados estiveram com o vereador Geraldo Veríssimo, que esteve com o chefe de Gabinete da Prefeitura, mas afirmou que também não conseguiu avanço na pauta.

“Diante disso, nós reunimos novamente os concursados na tarde desta sexta e tiramos por encaminhamento continuar a luta, buscando alguns atores políticos de São Gonçalo do Amarante para fazermos articulação em prol dessa pauta”, completa.

PAUTAS DOS GUARDAS MUNICIPAIS
O Sindguardas/RN informa ainda que durante a reunião com o secretário Peixoto foram tratados dois pontos da pauta dos guardas municipais da ativa. O primeiro deles foi um pedido para que o próximo comandante da Guarda Municipal seja um GM de carreira. “Como houve a exoneração do antigo comandante, que era policial militar, dissemos que a categoria não vai mais aceitar um Comando que não seja de origem da própria instituição. O secretário assumiu o compromisso de acatar esse pedido”.

O outro ponto abordado foi um pedido do Sindguardas/RN para que as reuniões da comissão que está trabalhando no Plano de Carreira dos GMs sejam feitas de maneira virtual, para evitar atraso nos trâmites. O sindicato lembrou que o próprio secretário se comprometeu em intervir para que os trabalhos dessa comissão sejam concluídos o mais rápido possível e o projeto enviado para votação na Câmara em fevereiro.