Sindguardas/RN se reúne com prefeito de Vera Cruz

O Sindguardas/RN teve uma reunião com o prefeito de Vera Cruz, Marcos Cabral, na manhã desta sexta-feira, 17, sobre a pauta de reivindicações dos guardas municipais. Na semana passada, o sindicato havia conversado com o chefe de Gabinete sobre as demandas da categoria, mas na ocasião ficou acertado um encontro também com o chefe do Executivo.

Com isso, a diretoria do sindicato se reuniu com o prefeito e reforçou o pedido para que a Prefeitura atenda aos pleitos da categoria.

A pauta dos GMs de Vera Cruz é composta dos seguintes pontos: aprovação e implantação do Plano de Carreira; aprovação da Lei Orgânica da GM (regimento interno); regulamentação do porte de arma de fogo; estrutura e condições de trabalho para execução da atividade policial; instituição do conselho, fundo e plano municipais de Segurança Pública; nomeação de concursados excedentes; e projeto para captação de recursos através de convênios e emendas parlamentares.

Durante a reunião, o prefeito ratificou os compromissos assumidos pelo seu chefe de Gabinete e disse que a Prefeitura está aberta ao diálogo e vai avançar no que for possível na construção em conjunto com o Sindguardas/RN.

Sobre o Plano de Carreira, por exemplo, o sindicato vai apresentar uma proposta para ser discutida em 2022. Em relação à Lei Orgânica, a Prefeitura deve fazer um projeto de lei para ser enviado à Câmara, estabelecendo as atribuições de cada área de atuação dos guardas municipais. Para a regulamentação do porte de arma, o Executivo informou que vai providenciar a complementação da formação dos guardas municipais, que é uma das etapas para assegurar o porte de arma de fogo da categoria.

A Prefeitura também assumiu compromisso de tomar providências necessárias para a instituição do conselho, fundo e plano municipais de Segurança Pública e foi dito ainda que o Executivo tem interesse em chamar concursados excedentes, embora ainda não haja previsão para isso. Sobre os projetos para captação de recursos através de convênios e emendas parlamentares, o Sindguardas/RN vai atuar junto com a Prefeitura para buscar os recursos necessários para fortalecer a Guarda Municipal.