Areia Branca: Sindguardas/RN comemora aprovação de lei que assegura início de curso de formação

O Sindguardas/RN tomou conhecimento que a Câmara Municipal de Areia Branca aprovou um projeto de lei que permite a celebração de convênio da Prefeitura com a Guarda Civil Municipal de Mossoró para curso de formação dos guardas municipais.

Essa pauta vem sendo buscada pelo Sindguardas/RN desde o início do ano, quando a diretoria do sindicato esteve com a Prefeitura de Areia Branca. De lá para cá, outras reuniões foram realizadas e, inclusive, a prefeita de Areia Branca chegou a se reunir com o prefeito de Mossoró para tratar desse convênio. No entanto, depois disso não houve avanço prático.

Com isso, na semana passada, o Sindguardas/RN procurou novamente a Procuradoria do Município para saber informações sobre os trâmites. O procurador-geral de Areia Branca entrou em contato com o sindicato e afirmou que um projeto estava sendo enviado à Câmara Municipal.

Já nesta semana, o referido projeto, que permite à Prefeitura de Areia Branca a assinatura do Termo de Cooperação com a Prefeitura de Mossoró, foi colocado em votação e aprovado pelos vereadores.

Sabendo dessa aprovação, o Sindguardas/RN mais uma vez procurou o procurador-geral, nesta terça-feira, 7, e ele disse que, a partir de agora, vai tomar as providências necessárias para dar sequência aos trâmites e iniciar o curso de formação.

A diretoria do Sindguardas/RN comemora a aprovação do projeto e destaca que é mais uma luta vitoriosa pelo fortalecimento das Guardas Municipais, pois esse curso de formação vai melhor qualificar os profissionais. O curso será feito levando em consideração a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, também com a finalidade de regularização do porte de arma da instituição.

A melhor qualificação dos guardas municipais permite, por exemplo, a busca de convênios e recursos federais e estaduais para estruturar a instituição Guarda Municipal, bem como é um passo importante para garantir a próxima etapa de valorização que é o Plano de Carreira.