Sindguardas/RN tem reunião com secretária de Segurança de Natal e Comando da GMN

O Sindguardas/RN voltou a se reunir com a secretária de Segurança de Natal e com o Comando da Guarda Municipal, nesta terça-feira, 16, para tratar de alguns pontos dos guardas municipais da capital e também de outras três cidades.

Inicialmente, a diretoria do Sindguardas/RN detalhou à secretária os projetos que foram apresentados pelo sindicato à bancada federal do RN, sendo um deles para fortalecer a Guarda Municipal de Natal por meio da ampliação e reforma do alojamento/vestiário masculino e da construção do alojamento/vestiário feminino e do refeitório.

Esse projeto deverá beneficiar de forma direta os 429 integrantes da Guarda Municipal de Natal e, indiretamente, os 896.708 munícipes. O valor aproximado de recursos demandados é de R$ 590 mil. “Pedimos à secretária Sheila Freitas a atuação política dela para sensibilizar os parlamentares do RN a destinarem essa emenda tão importante para a GMN. Ela se comprometeu em trabalhar nesse sentido”, afirma Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN informa que também foi tratado na reunião desta terça-feira sobre os termos de cooperação da Prefeitura de Natal com as prefeituras de Brejinho, João Câmara e São Gonçalo do Amarante para que a Guarda Municipal de Natal possa realizar cursos de formação nesses municípios.

Sobre Brejinho, o Sindguardas/RN disse que esteve na cidade tratando sobre essa questão e a Prefeitura se comprometeu em acionar uma das opções, que é a GMN. Dessa forma, a diretoria do sindicato pediu que assim que a Semdes for procurada pelo Executivo de Brejinho dê celeridade aos trâmites.

Já em relação à João Câmara, a secretária e o comandante da Guarda Municipal disseram que o que depender de Natal será feito. Agora, fica faltando apenas algumas providências burocráticas da Prefeitura de João Câmara, pois anteriormente o curso seria feito em parceria com Poço Branco. No entanto, será realizado apenas para João Câmara e, com isso, a expectativa é que o termo de cooperação seja assinado nos próximos dias e o curso iniciado ainda em novembro.

A Semdes também informou que já conversou com o secretário de Segurança de São Gonçalo do Amarante para viabilizar o processo de assinatura do termo de cooperação.

Ainda na reunião desta terça, o Sindguardas/RN cobrou um posicionamento sobre a negociação com a Prefeitura de Natal e lembrou do compromisso assumido pelo prefeito no dia 23 de setembro, quando ele fez algumas ponderações para atender a pauta dos GMs, mas determinou que os secretários se reunissem para resolver as questões burocráticas.

“A categoria está esperando essa resolução e, inclusive, protocolamos ofício pedindo reunião com os secretários. Sheila Freitas ficou de fazer gestão junto ao chefe de Gabinete para que haja essa reunião entre ele, a secretária de Administração, a própria secretária de Segurança e o procurador-geral de Natal”, destaca Alexsandro Sales, diretor do sindicato.

Outro ponto abordado na reunião foi sobre uma comunicação interna publicada pelo Comando da GMN que trata da devolução dos coletes de proteção balística dos guardas municipais em caráter de urgência.

O Sindguardas/RN questionou sobre os critérios para publicação dessa comunicação interna e ressaltou que existe a Lei n° 0395/2014 (Lei do Coletes) que trata sobre o fornecimento de colete individual. Inclusive, a diretoria frisou que vem cobrando isso há algum tempo e há uma promessa da secretária ainda do início da gestão dela. Além disso, o sindicato questionou sobre a compra de coletes por parte da STTU. A Semdes e o Comando da GMN ficaram de divulgar uma nota explicativa a respeito desse assunto, respondendo aos questionamentos do sindicato.