Extremoz: Sindguardas/RN protocola ofício com informações necessárias para início do curso de formação

A diretoria do Sindguardas/RN protocolou um ofício junto à Prefeitura de Extremoz, referendando o posicionamento dos guardas municipais da cidade e dos concursados referente ao curso de formação, que será realizado pelo Centro de Formação da Guarda Municipal de Ceará-Mirim.

Em 28 de setembro, a Prefeitura de Extremoz, através do procurador do Município, da secretária-geral e do secretário de Segurança, havia informado que para iniciar o curso de formação era necessário que fosse feita uma investigação social, tanto para os concursados como para os guardas que já estão na ativa. O procedimento é parte fundamental para que seja homologado um acordo na Justiça.

O Sindguardas/RN então realizou Assembleia com os guardas municipais, no dia 25 de outubro, e a categoria aprovou por unanimidade a realização dessa investigação social.

Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN, explica que os GMs já na ativa precisam fazer novo curso de formação, pois o que eles fizeram anteriormente foi com uma empresa privada, o que não permite, por exemplo, a regulamentação do porte de arma de fogo junto à Polícia Federal, como determina a atual legislação.

Dessa forma, todos os guardas já em exercício, assim como os concursados convocados, precisam ser formados por uma instituição Guarda Municipal. O compromisso da Prefeitura é que o curso tenha 70 vagas, sendo 23 para GMs da ativa e o restante para os excedentes do concurso.

No que dependia do Sindguardas/RN, reunimos todas as informações e documentações necessárias e protocolamos nesse ofício, respaldando os guardas municipais e os concursados, pois também anexamos as declarações deles no documento apresentado à Prefeitura.

“Agora, esperamos que já na próxima semana a Prefeitura de Extremoz possa adotar as medidas necessárias para dar sequência aos trâmites e, urgentemente, iniciar o curso de formação”, afirma Souza Júnior.

OFÍCIO N• 130-2021 (EXTREMOZ – DOCUMENTAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE EDITAL)