Sindguardas/RN cobra curso de formação e nomeações em Brejinho

O Sindguardas/RN segue na luta para fortalecer as Guardas Municipais do Rio Grande do Norte e, nesta quinta-feira, 11, esteve em Brejinho para cobrar da Prefeitura a realização do curso de formação dos concursados e as nomeações no início do próximo ano.

Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN, lembra que o sindicato esteve com o prefeito de Brejinho, João Gomes, no dia 27 de julho e, naquela ocasião, ele se comprometeu em nomear os 12 do edital até o dia 5 de janeiro de 2022.

No entanto, no final de outubro, o secretário de Administração da cidade, em conversa com um grupo de concursados, informou que a Prefeitura pretende nomear apenas seis em janeiro e os outros seis somente em junho.

“Diante disso, nós do Sindguardas/RN fomos à Brejinho nesta quinta-feira, para buscar a Prefeitura e cobrar o cumprimento do que foi acordado anteriormente. O prefeito está em Brasília, mas fomos recebidos pelo secretário de Administração. O presidente da Câmara Municipal também participou dessa reunião”, informa Souza Júnior.

De acordo com o presidente do Sindguardas/RN, o secretário de Administração reafirmou que a Prefeitura chamará seis em janeiro e seis em junho. Ele disse ainda que estão tratando sobre qual entidade fará o curso de formação.

“Depois disso, nós informamos ao secretário que há o compromisso político assumido pelo prefeito e, por isso, a categoria e a sociedade de Brejinho esperam que o chefe do Executivo honre com sua palavra. Inclusive, ressaltamos que a Prefeitura não precisa contratar uma empresa privada para realizar o curso de formação, pois ele pode ser feito através de convênio com a Guarda Municipal de Natal, de Ceará-Mirim ou de Mossoró”, comenta.

Souza pediu que o secretário converse com o prefeito e que a Prefeitura atue para realizar o curso de formação através de alguma dessas instituições citadas. Inclusive, a diretoria do Sindguardas/RN se comprometeu em fornecer todos os contatos dos responsáveis pelas Guardas Municipais dessas três cidades. Após ser informado do acordo feito pelo prefeito com o sindicato, o secretário afirmou que sentará com o chefe do Executivo para tratar do assunto assim que ele retornar de viagem.

“Também reforçamos que é importante que a Prefeitura faça a formação com uma das GMs, pois as instituições Guardas Municipais têm credenciamento com a Polícia Federal, o que permite que a formação seja feita já com o treinamento de porte de arma de fogo”, explica.

O secretário de Administração, durante a conversa com o Sindguardas/RN e o presidente da Câmara, entrou em contato com o chefe de Gabinete de Vera Cruz, que realizou a formação com a Guarda Municipal de Natal, para saber detalhes do termo de cooperação feito entre as duas cidades. Ele ficou de ir à Vera Cruz nesta sexta-feira, 12, se inteirar de todos os trâmites.