São Gonçalo do Amarante: Sindguardas/RN tem dia de luta pelo curso de formação

O Sindguardas/RN, juntamente com uma comissão de concursados, foi até São Gonçalo do Amarante, nesta terça-feira, 9, para buscar informações sobre o andamento dos trâmites do curso de formação, bem como reforçar o pedido para que todos os concursados aptos sejam convocados.

A diretoria do sindicato havia reunido os concursados por videoconferência, nessa segunda-feira, 8, e tirou como encaminhando a ida à São Gonçalo do Amarante.

“Buscamos o secretário de Segurança da cidade para saber informações sobre o início do curso de formação e quantas vagas serão abertas. O titular da pasta disse que ainda não tinha informações detalhadas sobre o número de vagas e que a data de início provavelmente será em janeiro. Além disso, informou que o curso será feito pela Guarda Municipal de Natal, através de termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de São Gonçalo e a de Natal”, explica Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN reforçou o pedido para que o secretário faça gestão junto ao prefeito e solicite que a Prefeitura abra curso de formação para todos os 63 concursados que estão aptos para a investigação social e, consequentemente, para serem formados.

Inclusive, o Sindguardas/RN enfatizou mais uma vez que a legislação de São Gonçalo do Amarante estabelece 100 vagas de guardas municipais, mas, atualmente, são apenas 17 efetivos.

Após esta reunião, a diretoria do sindicato e os concursados foram à Câmara Municipal, onde conversaram com três vereadores, inclusive, com a presidente da Casa, vereadora Valda.

“Pedimos a intervenção dos parlamentares para que a Prefeitura possa formar e nomear esses 63, ressaltando a importância de uma Guarda Municipal fortalecida para desenvolver o trabalho de policiamento municipal eficaz e de prevenção ao crime. É inadmissível que uma cidade do tamanho de São Gonçalo do Amarante, que tem grande área urbana e rural, tenha apenas 17 guardas municipais e a Prefeitura chame menos de 63 novos GMs”, completa.

O Sindguardas/RN informa que, nesta quarta-feira, 10, haverá nova reunião com os concursados para tirar novos encaminhamentos da sequência de luta em prol do curso de formação e nomeação.