Sindguardas/RN apresenta projetos à bancada federal do RN

A diretoria do Sindguardas/RN esteve representando a categoria na reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira, 8, na Fiern. Esse encontro dos deputados e senadores tem por objetivo ouvir das instituições e entidades sugestões de projetos que possam ser utilizados na destinação das emendas parlamentares.

O Sindguardas/RN já tinha participado da reunião da bancada em 2019 e conseguido destinação de recursos e, agora em 2021, voltou a participar do encontro apresentando mais dois projetos para o orçamento de 2022.

Um dos projetos é para fortalecimento e modernização das Guardas Municipais do RN, por meio da aquisição de viaturas, visando melhorar o enfrentamento e prevenção à violência e à criminalidade, de forma integrada com as demais forças de Segurança Pública.

No projeto, o Sindguardas/RN ressalta que as Guardas Municipais têm atuado em várias frentes, como em rondas ostensivas, através de suas ROMUs, Rondas Escolares, Patrulhas Maria da Penha, entre outros setores, de acordo com as demandas de cada município.

A aquisição de viaturas contribuirá para aumentar a sensação de segurança, prevenir ações violentas com a intensificação das rondas, bem como fortalecer a interação com a população e a integração dos operadores da Segurança Pública no âmbito dos municípios. O Sindguardas/RN pede a destinação de valor aproximado em R$ 12 milhões para compra de 63 viaturas para 30 municípios.

Já o outro projeto apresentado tem por objetivo fortalecer a Guarda Municipal de Natal por meio da ampliação e reforma do alojamento/vestiário masculino e da construção do alojamento/vestiário feminino e do refeitório.

Esse projeto visa beneficiar de forma direta os 429 integrantes da Guarda Municipal de Natal e, indiretamente, os 896.708 munícipes. Além disso, a modernização da estrutura beneficiará mais de 1.500 agentes das diversas cidades do Estado, que, por meio de parceria, convênios e/ou outros instrumentos celebrados, poderão utilizar a GMN para formação e treinamento. O valor aproximado de recursos demandados é de R$ 590 mil.

“O Sindguardas/RN mais uma vez atuando em prol das Guardas Municipais, fazendo um trabalho político e também administrativo para garantir que as instituições sejam fortalecidas e os guardas municipais valorizados. Aguardamos agora que os parlamentares possam se sensibilizar com nossos projetos e destinar os recursos necessários”, afirma Souza Júnior, presidente do sindicato.