Sindguardas/RN se reúne com MP em São José de Mipibu

A diretoria do Sindguardas/RN esteve em São José de Mipibu para uma reunião no Ministério Público, na tarde desta quinta-feira, 4. Em pauta, o curso de formação para a Guarda Municipal.

O Sindguardas/RN e os concursados estão lutando para que a Prefeitura inicie o curso de formação e faça a nomeação imediata de 10 novos guardas, mas que também possa ampliar esse quantitativo.

A diretoria lembra que a Funcern foi contratada para realizar curso de formação para 57 concursados (sendo 10 em São José de Mipibu, 8 em Monte Alegre, 15 em Vera Cruz, 12 em Lagoa Salgada e 12 em Brejinho). No entanto, Monte Alegre e Vera Cruz procederam com o curso através de outras instituições e, dessa forma, a Funcern tem 23 vagas em aberto, pois já recebeu por esse quantitativo total. Por esse motivo, o Sindguardas/RN tem lutado para que a Prefeitura de São José de Mipibu possa utilizar essas vagas restantes da Funcern e formar os 17 excedentes do concurso da Guarda Municipal.

Nas reuniões anteriores com os representantes da Prefeitura, foi alegado pelo Executivo que havia necessidade de um entendimento junto ao Ministério Público para que a Funcern possa utilizar essas vagas restantes.

“No entanto, o promotor de São José de Mipibu nos disse, nesta quinta-feira, que não cabe ao órgão intervir nessa situação, pois se trata de uma decisão política e administrativa da Prefeitura. Ele explicou que o papel do MP é fiscalizar a realização das fases do concurso, para que ele siga todos os trâmites legais até as nomeações”, explica Souza Júnior.

Desta forma, o presidente do Sindguardas/RN afirma que o sindicato voltará a procurar a Prefeitura para tratar sobre essa ampliação das vagas e garantir que a Funcern possa formar os excedentes.

“A reunião desta quinta-feira serviu para esclarecermos algumas situações técnicas e podermos avançar nas negociações com a Prefeitura”, completa Souza Júnior.