Sindguardas/RN tem nova reunião em Extremoz sobre curso de formação

O Sindguardas/RN esteve em Extremoz, na terça-feira, 28, para tratar sobre o curso de formação da Guarda Civil Municipal. Essa pauta vem sendo buscada pelo sindicato desde o primeiro semestre e, inclusive, já foi motivo de uma grande mobilização realizada no mês de julho.

“Nós tínhamos acertado com o Executivo, ainda em junho, que o edital do curso de formação seria publicado, no entanto, isso não aconteceu, o que nos motivou a realizarmos a mobilização. Nas tratativas com a Prefeitura, ficou acertado que o curso de formação será realizado pelo Centro de Formação de Ceará-Mirim, na própria cidade de Extremoz, através de Termo de Cooperação”, comenta Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN informa que também havia o compromisso de a Prefeitura acatar o pleito do sindicato para convocar o curso com 70 vagas, sendo 25 para guardas municipais da ativa, 15 para os concursados que estão dentro das vagas do edital e outras 30 para suplentes.

Na reunião da terça-feira, que contou com a presença do procurador do Município, da secretária-geral da Prefeitura e do secretário de Segurança, foi dito que é necessário que os concursados abram mão da bolsa-formação que está no edital e que todos façam investigação social (guardas da ativa e os que vão entrar), para que seja homologado um acordo na Justiça.

Com isso, o Sindguardas/RN fará uma Assembleia com os guardas municipais de Extremoz e também levará a assessoria jurídica do sindicato para uma reunião com a Procuradoria do Município, visando encontrar o melhor caminho jurídico, bem como vai reunir os concursados também para tratar desse assunto.

Também na terça-feira, o Sindguardas/RN participou da solenidade de inauguração da sede da Secretaria de Segurança de Extremoz. Durante o evento, o presidente Souza Júnior fez uma fala ressaltando a importância de investimento da Segurança Pública, em especial, na Guarda Municipal, que tem protagonismo no combate à violência na cidade.

“Parabenizamos a Prefeitura por investir nesse importante instrumento, pois é a Secretaria de Segurança que conduz a discussão da gestão dessa área, e também faz a integração das forças policiais do município, do estado e da federação”, completa Souza Júnior.