Sindguardas/RN segue luta pelo curso de formação em São José de Mipibu

O Sindguardas/RN voltou à São José de Mipibu, nessa quarta-feira, 29, para buscar informações sobre a realização do curso de formação dos concursados da Guarda Municipal.

Souza Júnior, presidente do sindicato, lembra que, em julho, após a realização de um ato público da categoria, a Prefeitura de São José de Mipibu assumiu compromisso de iniciar a formação de 10 novos guardas, com previsão de nomeação em dezembro deste ano.

A procuradora Renata Mosca reafirmou que o Executivo vai fazer as nomeações no final do ano e, inclusive, disse que já respondeu ao ofício do Ministério Público que pedia os 10 nomes dos concursados habilitados.

“Diante disso, fomos ao Ministério Público em São José de Mipibu cobrar resposta ao ofício que protocolamos em 27 de julho. Explicamos à secretária do promotor da cidade que a Funcern foi contratada para realizar curso de formação para 57 concursados (sendo 10 em São José de Mipibu, 8 em Monte Alegre, 15 em Vera Cruz, 12 em Lagoa Salgada e 12 em Brejinho). No entanto, Monte Alegre e Vera Cruz procederam com o curso através de outras instituições e, dessa forma, a Funcern tem 23 vagas em aberto, pois já recebeu por esse quantitativo total”, destaca Souza Júnior.

Por isso, o Sindguardas/RN tem lutado para que a Prefeitura de São José de Mipibu possa utilizar essas vagas restantes da Funcern e formar os 17 excedentes do concurso da Guarda Municipal.

Na conversa com a representante do MP, o Sindguardas/RN ficou de protocolar um novo ofício explicando detalhadamente essa situação das vagas restantes no contrato com a Funcern, de forma que o promotor da cidade possa avaliar. “Pedimos sensibilidade do órgão ministerial, pois essa demanda está dentro da legalidade e, inclusive, há interesse da própria Prefeitura de São José de Mipibu em reforçar o efetivo da Guarda Municipal, levando uma melhor Segurança Pública à população”, finaliza.

Na reunião com a procuradora do Município, Renata Mosca, ela informou que a lei de criação da Guarda Municipal, contemplando o aumento das vagas, será enviada à Câmara Municipal em fevereiro de 2022, quando também deverá ser feita a convocação dos excedentes.