Sindguardas/RN tem reunião com prefeito de Natal e realiza Assembleia com os guardas municipais

Nessa quinta-feira, 23, o Sindguardas/RN teve agendas importantes para os guardas municipais de Natal. A diretoria do sindicato esteve reunida com o prefeito de Natal, pela manhã, para discutir a pauta de reivindicações dos GMs da capital e, à tarde, reuniu a categoria em Assembleia Geral para repassar informações dessa reunião e deliberar algumas ações.

Na reunião com prefeito Álvaro Dias, que foi articulada pelo presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire, o Sindguardas/RN expôs as demandas dos guardas, como a publicação do decreto do Plano de Carreira e do decreto das Diárias Operacionais, duas pautas que já estavam acordadas entre o sindicato e o Executivo, mas que ainda não foram concretizadas.

A diretoria fez um histórico das últimas reuniões com a Semdes, com o Comando da Guarda Municipal e com outras secretarias. Na conversa com o prefeito, o Sindguardas/RN também lembrou que os recursos da 2ª e 3ª fases do Plano de Carreira já estão contemplados na Lei Orçamentária Anual de 2022 que irá para a Câmara para ser aprovada e, por isso, não há impedimento para que o decreto seja publicado agora.

O mesmo acontece com as diárias operacionais, pois as três secretarias municipais que têm convênio com a Guarda Municipal (Educação, Meio Ambiente e Saúde) já externaram ter disponibilidade orçamentária e financeira para implantação do reajuste.

“Dessa forma, entendemos que os dois decretos dependem exclusivamente da vontade política do prefeito e do compromisso dele em continuar sensível às nossas demandas e cumprindo o acordado com a categoria, como tem sido até o momento. Na conversa conosco, o chefe do Executivo fez algumas ponderações e, inclusive, disse que quer discutir a questão da carga horária da categoria. Além disso, o prefeito ficou de chamar a secretária de Segurança, o procurador-geral de Natal e a secretária de Administração para discutir sobre os decretos”, explica Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN destaca que essas informações foram levadas aos guardas municipais em Assembleia Geral realizada na parte da tarde.

Alexsandro Sales, também diretor do Sindguardas/RN, ressalta que um dos encaminhamentos da categoria na Assembleia Geral, após intensos debates, foi justamente aguardar a resposta da Prefeitura. “Havia o compromisso de que essa reunião do prefeito com os secretários acontecesse nessa quinta-feira, no entanto, alegando imprevistos na agenda, o encontro não foi realizado nem ontem e nem hoje”, afirma.

Diante disso, a diretoria do Sindguardas/RN informa que, no início da próxima semana, vai novamente buscar a Prefeitura para saber um posicionamento e cobrar a reposta. “Dependendo dessa resposta, se ela for positiva ou negativa, iremos avaliar a necessidade de convocar os guardas municipais para outra Assembleia Geral. Seguiremos na luta e mobilizados para que nosso pleito seja atendido”, completa Monica Alexandre, diretora do sindicato.