Sindguardas/RN realiza grande ato em São José de Mipibu

Na manhã desta segunda-feira, 12, o Sindguardas/RN realizou um grande ato público na cidade de São José de Mipibu para cobrar da Prefeitura o curso de formação para os concursados da Guarda Municipal. A diretoria do sindicato também se reuniu com vereadores e com representantes do Executivo.

O pleito do Sindguardas/RN é por um curso de formação para 29 concursados habilitados. Inclusive, isso havia sido tratado com o prefeito José Figueiredo, em reunião no dia 22 de abril. O chefe do Executivo ficou de apresentar uma resposta nesta segunda-feira, 12 de julho.

Por isso, o Sindguardas/RN, juntamente com os concursados, promoveu o ato público nesta manhã, realizando panfletagem e pedindo apoio da população para esse pleito tão importante para a Segurança Pública de São José de Mipibu.

Depois da panfletagem, o Sindguardas/RN e os concursados se dirigiram à Prefeitura. O presidente do sindicato, Souza Júnior, fez uma fala em defesa do curso de formação, em defesa de uma Guarda Municipal forte e relembrando todo o histórico de luta em São José de Mipibu.

VEJA VÍDEO:

Na sequência, a diretoria do Sindguardas/RN se encontrou com a secretária de Administração e com a titular da Procuradoria do Município, que repassaram detalhes sobre como será a formação dos guardas municipais.

Inicialmente, a Prefeitura de São José de Mipibu convocará 10 concursados para o curso de formação a ser realizado pela Funcern (instituição que recebeu para fazer o concurso e a formação desse quantitativo). A nomeação desses 10 está prevista para ocorrer em dezembro.

Além disso, a Prefeitura se comprometeu em convocar pelo menos mais 15 no início do próximo ano, após o início dos trabalhos na Câmara Municipal. “Há o compromisso de que, já na segunda sessão ordinária da Câmara, em fevereiro de 2022, a Prefeitura enviará projeto criando oficialmente a Guarda Municipal e ampliando o número de vagas para 25, estabelecendo assim, a convocação de mais 15 concursados. No entanto, ainda vamos lutar para aumentar o máximo possível essa quantidade de vagas”, explica Souza Júnior.

VEJA VÍDEO:

Logo após o envio e aprovação desse projeto na Câmara, a Prefeitura se comprometeu em sancionar de imediato e, logo em seguida, iniciar o segundo curso de formação, em março de 2022, bem como também fazer as nomeações de imediato após a formação. Esse segundo curso será feito pela Guarda Municipal de Natal, contemplando também a capacitação de tiro para os novos guardas municipais e para os que serão formados agora nessa primeira turma.

“O ato de hoje foi muito positivo e importante para nossa categoria e para a população de São José de Mipibu. Conseguimos um cronograma e mais uma vez um compromisso por parte da Prefeitura, inclusive, testemunhado por vereadoras que participaram da reunião. Então, seguiremos na luta para que todos os trâmites tenham andamento e esse pleito seja concretizado o mais breve possível”, destaca o presidente do Sindguardas/RN.