Sindguardas/RN discute pauta dos guardas municipais com prefeito de Pedro Avelino

O Sindguardas/RN esteve na cidade de Pedro Avelino, na manhã desta quinta-feira, 24, para se reunir com o prefeito José Alexandre Sobrinho. A reunião teve como foco principal a discussão da pauta de reivindicações dos guardas municipais.

Essa pauta havia sido protocolada pelo Sindguardas/RN através de ofício e a categoria aguardava o início das conversas com o chefe do Executivo.

“Um dos pontos de pauta é justamente o Plano de Carreira. O prefeito afirmou que tem intenção de aprovar, pois, como ele mesmo foi o criador da Guarda Municipal, ressaltou que desde o início demonstrou esse interesse. No entanto, frisou que há necessidade de um processo gradativo de construção”, explica o presidente do Sindguardas/RN.

Souza Júnior destaca ainda que o sindicato ficou de construir essa proposta junto aos guardas municipais e, em seguida, levar à Prefeitura para análise e finalização do projeto. A ideia é que esse processo seja concluído ainda este ano para ser enviado à Câmara Municipal logo no início de 2022, assim como tem sido feito em outros municípios.

“Também discutimos sobre o porte de arma de fogo, outra pauta que tem avançado em várias cidades. O prefeito de Pedro Avelino demonstrou total interesse em providenciar os trâmites burocráticos que forem necessários para viabilizar o atendimento do pleito e esperamos avançar o mais breve possível nesse tópico”, completa Souza Júnior.

Outro ponto abordado na reunião foi sobre a necessidade de investimentos em estrutura e condições de trabalho. O prefeito disse que a Guarda Municipal recebeu a doação de uma viatura e a Prefeitura está trabalhando para conseguir mais recursos financeiros para aquisição de novos veículos, bem como coletes balísticos e sparks.

O Sindguardas/RN ressaltou a importância de a Prefeitura buscar recursos federais e estaduais, através de emendas parlamentares e de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, e se colocou à disposição para ajudar nessa luta. O prefeito afirmou que trabalha nesse sentido e, inclusive, conseguiu um recurso de R$ 160 mil para a Segurança Pública de Pedro Avelino com destinação total para a Guarda Municipal, através de uma emenda do deputado estadual Tomba Farias.