Sindguardas/RN faz fala em defesa dos guardas municipais na Câmara Municipal de Areia Branca

Na última quinta-feira, 17, o Sindguardas/RN participou de uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Areia Branca, com objetivo de mostrar a importância dos guardas municipais, ressaltando a necessidade de investimentos e valorização, e para pedir apoio dos parlamentares e da população em geral para a pauta de reivindicações.

Um dos pontos reivindicados pela categoria é o início dos trabalhos por parte da Prefeitura para construção do projeto do Plano de Carreira que será enviado à Câmara Municipal. O Sindguardas/RN pede que o Executivo constitua um grupo de trabalho, para que as discussões sejam realizadas e concluídas ainda neste ano, para aprovação pelos vereadores já no início de 2022.

Inclusive, a diretoria do Sindguardas/RN havia estado em Areia Branca, no último dia 8 de junho, para conversar com alguns vereadores sobre a pauta de reivindicações que foi apresentada pelo sindicato ao procurador do município e à própria prefeita no dia 27 de abril passado.

“Voltamos nesta quinta-feira para essa audiência na Câmara Municipal e pudemos fazer uma fala em defesa da nossa categoria, ressaltando o protagonismo que a Guarda Municipal tem no contexto de enfrentamento à violência e mostrando, com dados técnicos, que para avançar é preciso que haja valorização, reconhecimento e investimentos em estrutura”, destaca Souza Júnior.

O presidente do Sindguardas/RN fez um histórico da luta em Areia Branca, desde 2016, frisando que poucos foram os avanços de lá para cá. Ele citou, por exemplo, a necessidade da realização do curso capacitação, que é uma das pautas em andamento, inclusive, através de convênio com a Guarda Municipal de Mossoró, bem como falou sobre aquisição de novas ferramentas de trabalho, como viaturas, e ainda a busca por recursos através de emendas parlamentares e projetos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública.

VEJA VÍDEO ABAIXO:

Souza lembrou que as negociações com a Prefeitura não têm avançado como deveriam e, por isso, o sindicato tem buscado ajuda da Câmara Municipal nessa luta, pois ela é importante não só pra categoria, mas também para toda a população de Areia Branca.

A pauta do Sindguardas/RN em Areia Branca é composta pelos seguintes temas: discussão, aprovação e implantação do Plano de Carreira; regulamentação do porte de arma; estrutura e condições de trabalho; conselho, fundo e plano municipais de segurança pública; projetos para estruturação da Guarda Municipal; captação de recursos através de emendas parlamentares; disponibilização de uniforme e da carteira funcional; e capacitação dos guardas municipais.

Após a audiência na Câmara, a diretoria do Sindguardas/RN reuniu a categoria para passar alguns informes e, mais uma vez, ressaltar a manutenção da luta e da união para que as reivindicações sejam atendidas.