Sindguardas/RN se reúne com prefeito de Tangará

Na manhã desta terça-feira, 25, o Sindguardas/RN participou de uma reunião com o prefeito de Tangará, Dr. Airton, para discutir quatro pontos da pauta dos guardas municipais da cidade. Durante o encontro, foram tirados alguns encaminhamentos e o chefe do Executivo assumiu compromissos com a categoria.

O presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, explica que o primeiro ponto da pauta diz respeito ao adicional de risco de vida. Ele ressalta que existe uma ação judicial do sindicato solicitando essa implantação, mas que a Prefeitura alegou estar impedida de implantar em decorrência da lei complementar n° 173/2020.

No entanto, o Sindguardas/RN argumentou que haveria sim possibilidade e alternativa para o atendimento dessa pauta. Com isso, ficou acertado que o sindicato e a Prefeitura de Tangará vão fazer um Termo de Acordo junto ao Poder Judiciário para viabilizar a implantação do adicional de risco de vida e a expectativa é que isso ocorra ainda neste primeiro semestre.

Já o segundo ponto discutido na reunião foi referente à estrutura de trabalho dos guardas municipais. O Sindguardas/RN afirma que um dos pleitos era que fosse adquirida uma nova viatura. A Prefeitura informou que esse ponto já foi atendido, pois agora a Guarda Municipal dispõe de uma Hilux que foi alugada pelo Executivo.

Sobre o porte de arma de fogo, terceiro tópico abordado, o comandante da Guarda Municipal, GM Pereira, que participou da reunião, ficou de, no próximo mês, buscar a Polícia Federal para saber como está o andamento da liberação do porte de arma de fogo. A Procuradoria do Município, através do procurador Ricardo Câmara, colocou-se totalmente à disposição para tomar os encaminhamentos jurídicos e administrativos que foram necessários para viabilizar o porte de arma de fogo dos guardas municipais.

Outro assunto tratado na reunião foi sobre a realização de um concurso público. O Sindguardas/RN lembrou da necessidade de a Prefeitura reforçar o efetivo e os benefícios que Tangará terá com uma Guarda Municipal fortalecida e bem estruturada. O prefeito afirmou que tem interesse em realizar um certame e ficou de realizar essas tratativas em 2022.