Sindguardas/RN terá agenda de visitas e conversas com os guardas municipais de Natal

A diretoria do Sindguardas/RN informa que, a partir de segunda-feira, 17, terá uma agenda de visitas às unidades da Guarda Municipal de Natal para conversar com a categoria sobre a segunda fase do Plano de Carreira. O objetivo é detalhar todos os trâmites, tirar dúvidas e também ouvir sugestões da base.

O Sindguardas/RN ressalta que, no momento, não é possível a realização de Assembleia Geral com a categoria, devido ao grande efetivo de guardas municipais, que configuraria uma clara aglomeração, contrariando as recomendações das autoridades de saúde e os decretos estaduais referentes à covid-19. A diretoria chegou a analisar a possibilidade de promover o encontro, mas concluiu que seria preciso um auditório que comportasse mais de 1.200 pessoas, de forma que a presença dos GMs representasse apenas 30% da capacidade total.

“Infelizmente, por mais que algumas pessoas insistam em não compreender, nós estamos vivendo um momento extremamente atípico, no qual a sociedade inteira tem enfrentado dificuldades. Então, nós, enquanto sindicato, precisamos ter o mínimo de consciência, empatia e responsabilidade perante a crise sanitária que atravessamos”, explica Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN.

De acordo com ele, uma Assembleia Geral, neste momento, reuniria entre 300 e 400 guardas municipais, tornando difícil encontrar argumentos para justificar essa aglomeração, enquanto os demais setores da sociedade são obrigados a seguir regras rígidas de distanciamento social, muitas vezes, com fiscalização da própria Guarda Municipal.

Além disso, não cabe ao Sindguardas/RN gerar alto risco de exposição ao vírus para os colegas guardas municipais e, por consequência, para seus familiares. “Seria contraditório o sindicato ter lutado por afastamento de guardas com comorbidades, ter defendido condições especiais de trabalho para esses profissionais expostos ao coronavírus, estar cobrando diariamente a vacinação da categoria e, ao mesmo tempo, promover uma aglomeração com mais de 300 pessoas”, completa Souza Júnior.

Outra possibilidade, seria uma Assembleia Virtual, no entanto, também devido a quantidade de pessoas participando e ao tema a ser discutido, seria inviável organizar virtualmente os debates, a condução da Assembleia e a participação em massa da categoria.

Apesar de todas essas dificuldades citadas, o Sindguardas/RN informa que não tem deixado de informar aos GMs de Natal sobre todos os passos dados no cumprimento do Plano de Carreira e continuará agindo dessa forma. Por esse motivo, criou um cronograma de visitas às unidades, para, a partir de segunda-feira, conversar pessoalmente com a categoria, explicando detalhe por detalhe da segunda fase do Plano de Carreira.

VEJA ABAIXO O CRONOGRAMA:

SEGUNDA – DIA 17
SEDE DO GAAM – 7H30