São José de Mipibu: Luta do Sindguardas/RN resulta em primeiras vitórias

A diretoria do Sindguardas/RN promoveu um dia de luta em São José de Mipibu, nesta quinta-feira, 22, após protocolar ofícios solicitando reunião com o prefeito para discussão da pauta. O encontro aconteceu nesta quinta, resultando no compromisso da Prefeitura para atendimento dos quatro principais pontos pleiteados pelo sindicato.

“Nós reforçamos, mais uma vez, a importância da Guarda Municipal para a Segurança Pública da cidade, mostrando a necessidade de a Prefeitura investir e equipar essa instituição com o máximo de profissionais possível, para garantir um policiamento eficaz, de forma a diminuir os índices de violência”, comenta Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN.

Por esse motivo, um dos pleitos do sindicato, juntamente com os concursados, é de que as nomeações sejam feitas o mais rápido possível. “Durante a reunião, o prefeito se comprometeu em chamar 10 guardas municipais agora no segundo semestre, o que já é um grande avanço e passo importante”, destaca.

Além disso, o Sindguardas/RN conseguiu o compromisso da Prefeitura para que seja viabilizado a realização do curso de formação para todos os 29 habilitados e não apenas para 10, como estava previsto anteriormente.

“Nos foi informado que a Funcern, que realizou o concurso, também se comprometeu em promover o curso de formação para 10. No entanto, pedimos sensibilidade do prefeito para que seja feito para todos os 29. Como ele aceitou viabilizar esse pleito, o Sindguardas/RN ficou de buscar orçamentos para curso de formação junto às Guardas Municipais de Natal e de Ceará-Mirim, para entregar as possibilidades orçamentárias à Prefeitura de São José de Mipibu. Inclusive, também vamos buscar a Funcern para ver a viabilidade de a própria instituição garantir o curso de formação para esses 29”, explica Souza Júnior.

De acordo com ele, o Sindguardas/RN e os concursados também vão procurar a Câmara Municipal de São José de Mipibu, que já se mostrou favorável à ampliação das vagas, para que os vereadores possam auxiliar na busca por recursos para garantir esse curso de formação para os 29, bem como as nomeações.

Outra vitória oriunda dessa luta foi o compromisso da Prefeitura de ampliar o número de vagas do edital de 10 para 25. Essa ampliação se dará através de um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para criação da Guarda Municipal (outro pleito do Sindguardas/RN), o que trará segurança jurídica e política para a categoria e para a cidade.

O Sindguardas/RN solicitou ainda da Prefeitura que seja criado um cronograma de nomeações, a começar pelas 10 já anunciadas para o segundo semestre. A Prefeitura agendou uma nova reunião para o dia 12 de julho. Na ocasião, após análise dos orçamentos que serão levantados pelo sindicato, a Prefeitura informará como se dará o curso de formação para os 29.

“Ao final do encontro com o prefeito, reunimos os concursados e expomos todos os detalhes da reunião, destacando que a audiência foi extremamente proveitosa e representa uma vitória para a categoria. No entanto, frisamos que ainda temos um longo caminho a percorrer e, por isso, é preciso que se todos se mantenham mobilizados e confiantes no trabalho do Sindguardas/RN, pois a luta em conjunto, encabeçada pelo sindicato, tem se mostrado eficiente e trará muitas outras vitórias”, completa.

A diretoria do Sindguardas/RN informa que manterá os concursados informados e voltará a se reunir com a categoria, por videoconferência, antes da reunião com o prefeito marcada para 12 de julho.

VEJA ABAIXO OS OFÍCIOS:
[pdf-embedder url=”http://sindguardasrn.org.br/sindguardasrn/wp-content/uploads/2021/04/OFÍCIO-N•-007-2021-SÃO-JOSÉ-DE-MIPIBÚ.pdf” title=”OFÍCIO N• 007-2021 (SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ)”]

[pdf-embedder url=”http://sindguardasrn.org.br/sindguardasrn/wp-content/uploads/2021/04/OFÍCIO-N•-029-2021-SÃO-JOSÉ-DE-MIPIBÚ.pdf” title=”OFÍCIO N• 029-2021 (SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ)”]

[pdf-embedder url=”http://sindguardasrn.org.br/sindguardasrn/wp-content/uploads/2021/04/OFÍCIO-DA-PREFEITURA-DE-SÃO-JOSÉ-DE-MIPI.pdf” title=”OFÍCIO DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE MIPI”]

[pdf-embedder url=”http://sindguardasrn.org.br/sindguardasrn/wp-content/uploads/2021/04/OFÍCIO-N•-043-2021-SÃO-JOSÉ-DE-MIPIBÚ.pdf” title=”OFÍCIO N• 043-2021 (SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ)”]