Sindguardas/RN tem reuniões em Jardim do Seridó e Cruzeta

Nesta quinta-feira, 15, a diretoria do Sindguardas/RN esteve na região Seridó. A diretoria do sindicato esteve nas cidades de Jardim do Seridó e, em seguida, em Cruzeta, para discutir as pautas de reivindicações dos guardas municipais.

Inicialmente, o Sindguardas/RN se encontrou com o comandante da Guarda Municipal de Jardim do Seridó, juntamente com um grupo de concursados. Essa reunião teve como objetivo alinhar os pontos que seriam conversados no mesmo dia com o presidente da Câmara Municipal, Ronaltty Neri.

Souza Júnior, presidente do Sindguardas/RN lembra que a Prefeitura de Jardim do Seridó fez concurso para apenas uma vaga, mas, atualmente, a Guarda Municipal tem sete cargos em vacância. “Nós estamos articulando para que o prefeito Amazan faça a nomeação desses sete. Inclusive, na última reunião que tivemos com o chefe do Executivo, ele não colocou muitos obstáculos, no entanto, apresentou questionamentos jurídicos. Desta forma, buscamos o presidente da Câmara, vereador Ronaltty, para pedir apoio dele nesse pleito”.

O parlamentar afirmou que já vinha fazendo essa articulação junto ao prefeito, mas destacou que vai reforçar o pedido para que as nomeações sejam feitas. O presidente do Sindguardas/RN agradeceu ao vereador por receber o sindicato e por apoiar essa luta importante para a cidade.

“Reforçamos que a Guarda Municipal tem sido fundamental não só no combate ao crime, mas também nas ações de combate à covid-19. Por isso, o reforço no efetivo é uma necessidade urgente e perfeitamente viável. O Sindguardas/RN ficou de encaminhar alguns pareceres jurídicos que comprovam que não há impedimento para as nomeações, ressaltando que elas estão sendo feitas em outras cidades, como em Parnamirim e João Câmara”, completa Souza Júnior.

Depois dessas reuniões em Jardim do Seridó, a diretoria do Sindguardas/RN se deslocou para Cruzeta, onde se reuniu com o prefeito Joaquim de Medeirinho e com o secretário de Administração e Tributação, Balfran Katsson.

A reunião foi para discutir sobre a pauta de reivindicações da categoria. O prefeito aceitou conversar e recepcionar a proposta que será apresentada pelo sindicato sobre o Plano de Carreira, realizando os trabalhos necessários ao longo deste ano para aprovação e implantação a partir de 2022.

“Também tratamos sobre o porte de arma. O sindicato vai ajudar a fornecer informações sobre os trâmites da regulamentação, principalmente, sobre convênios com a Polícia Federal, inclusive, trazendo a experiência de outras cidades nesse processo. A Prefeitura disse que tem total interesse em atender essa demanda e vai dar segmento às fases necessárias”, informa Souza Júnior.

De acordo com o presidente do Sindguardas/RN, foi discutido ainda sobre as condições de trabalho e estruturação da Guarda Municipal. O prefeito afirmou que a Prefeitura vai atrás de recursos e fará todos os investimentos possíveis para reestruturar a GM. O sindicato, mais uma vez, colocou-se à disposição para auxiliar, tendo se comprometido a apresentar projetos para que a Prefeitura possa pleitear recursos por emendas federais junto aos parlamentares e também junto à Assembleia Legislativa, bem como através de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Outro ponto da pauta é referente ao Conselho, Plano e Fundo municipais de Segurança Pública. Sobre isso, o Sindguardas/RN ficou de enviar um modelo de Conselho para que a Prefeitura encaminhe projeto para a Câmara Municipal. A partir desse Conselho, terá início as discussões sobre o Plano e Fundo municipais.

Já sobre a realização de concurso público, o prefeito de Cruzeta alegou que pegou a Prefeitura muito comprometida financeiramente, o que inviabilizaria um certame neste ano. Porém, ele ressaltou que quer fazer concurso para pelo menos nove vagas no próximo ano, de forma a completar o número de cargos existentes na lei que criou a Guarda Municipal.