Sindguardas/RN discute segunda fase do Plano de Carreira dos guardas municipais de Natal

O Sindguardas/RN teve reunião com a secretária de Segurança Pública de Natal, Sheila Freitas, nesta quinta-feira, 8, para discutir sobre a segunda fase do Plano de Carreira da categoria, conforme estava planejado previamente.

Essa segunda fase diz respeito à mudança de função de carreira. De acordo com o presidente do Sindguardas/RN, Souza Júnior, a titular da Semdes informou que, nos próximos dias, será publicada uma comissão da Prefeitura que vai discutir os termos dessa mudança, levando em conta o estatuto da Guarda Municipal e o próprio Plano de Carreira.

“Ficou acordado que o sindicato será chamado para participar dos trabalhos dessa comissão, que após análise e construção dos termos, ficará responsável por prosseguir com os trâmites necessários para que, em março de 2022, a segunda fase do Plano de Carreira seja implantada em sua plenitude”, explica.

Ainda segundo Souza Júnior, na reunião desta quinta-feira, foram retomadas as negociações sobre diárias operacionais e auxílio-uniforme, conforme acordado no ano passado, durante as tratativas do Plano de Carreira. Nessa discussão, também foram incluídas as discussões sobre reajuste do auxílio-alimentação.

“A secretária de Segurança informou que vai procurar cada secretaria do município [Educação, Saúde e Meio Ambiente] que tem convênio com a Guarda Municipal, para tratar sobre os termos dos convênios, que serão renovados no meio do ano, tendo em vista que são essas secretarias que pagam as diárias”, destaca.

Depois de conversar com as secretarias citadas, a titular da Semdes novamente chamará o Sindguardas/RN para nova reunião. “Queremos tranquilizar a categoria, destacando que o sindicato tem atuado para garantir que todas as etapas do Plano de Carreira sejam cumpridas e para assegurar que todo o processo de negociação feito no ano passado seja respeitado e executado. Conseguimos a vitória da implantação da primeira fase agora em março e, juntos, na luta, vamos conseguir o que ainda falta”, completa Souza Júnior.