Sindguardas/RN tem reunião com comandante da GCM Mossoró

A diretoria do Sindguardas/RN se reuniu com o comandante da Guarda Civil Municipal de Mossoró, nesta segunda-feira, 5, para tratar de pautas da categoria. O sindicato esteve representado pelos diretores Monteiro e Regi.

Na conversa com o comandante Tiago Fernandes, eles levaram como uma das demandas as diárias operacionais. A diretoria ressaltou que muitos guardas têm se queixado da proibição de se ausentar do posto para fazer a refeição, bem como da mudança de postos a fim de completar as 12 horas da diária, e ainda da falta de transparência na distribuição dessas diárias.

“Também questionamos sobre as reclamações de postura autoritária e intransigente de alguns responsáveis por essas distribuições, da desproporcionalidade e/ou critérios pouco objetivos para essa distribuição”, afirma Monteiro.

De acordo com ele, no primeiro tópico citado, foi lembrado ao comando que a Prefeitura, desde a gestão ainda de Silveira, deixou de indenizar a hora de descanso como prevê o PCCR da GCM Mossoró (LC 098/2014) e como acontece no serviço ordinário. Dessa forma, o Sindguardas/RN lembrou que a proibição de saída para refeição é ilegal.

Com isso, durante a reunião, ficou acordado que será concedida autorização de saída de uma hora para diárias diurnas e duas horas noturnas, com a obrigação de os guardas informarem à central sobre saída e chegada ao posto, e em acordo com o parceiro de serviço.

Já sobre as queixas da postura adotada e formas de distribuição, o comandante ficou de conversar com os responsáveis. Ele disponibilizou o translado em caso de necessidade de mudança de posto para cumprimento dessas diárias, caso seja de interesse dos guardas.

Também foi criado um banco de horas para os casos em que, por necessidade do serviço, os guardas permaneçam mais tempo em seus plantões. Ainda durante a reunião, foi acordado a criação de um grupo de trabalho para as alterações do RDI e construção do próximo edital para o concurso interno para inspetores e subinspetores.


Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *