Nota do Sindguardas/RN aos guardas municipais de Natal

A diretoria do Sindguardas/RN vem, através desta nota, esclarecer aos guardas municipais de Natal sobre pontos das negociações do Plano de Carreira, bem como sobre o futuro das lutas em prol de novas conquistas e, principalmente, pela manutenção dos direitos já conquistados.

Vale lembra que o Plano de Carreira foi construído por uma comissão específica, inclusive, com publicação no Diário Oficial de Natal, tendo finalizado o texto em 2020, para que a Prefeitura enviasse à Câmara Municipal, sendo o projeto votado e aprovado com efeitos da implantação para a partir deste mês de março de 2021.

A diretoria ressalta que, ainda no ano passado, mesmo com o Plano de Carreira aprovado, deu segmento às tratativas referentes aos pontos pendentes, pois tinham ficado de fora do texto final a regulamentação e valores das diárias operacionais, o auxílio-uniforme e também os valores do auxílio-alimentação, com acordo firmado de negociação posterior.

Com isso, em meados de outubro passado, o Sindguardas/RN voltou a buscar a Prefeitura para tratar desses pontos. Entretanto, a prioridade, claro, foi a luta para garantir a implantação do Plano de Carreira agora em março.

Conquistada essa implantação, com as publicações das portarias no Diário Oficial, o Sindguardas/RN informa que, já no início do próximo mês, conforme acordado com a Semdes e com representante do prefeito na Comissão do Plano de Carreira, retomará as negociações sobre os pontos restantes citados acima.

O sindicato ressalta que vem em uma luta incansável para que todas as fases do Plano de Carreira sejam executadas, conforme foi aprovado pela categoria e de acordo com o que vem sendo negociado desde o início com a Prefeitura.

Por isso, o Sindguardas/RN esclarece que não admitirá nenhum tipo de articulação paralela que poderá acarretar em prejuízos para a categoria. A representação legal dos guardas municipais é o Sindguardas/RN e a busca por qualquer tipo de negociação sem a diretoria do sindicato representa uma afronta aos princípios legais e à própria categoria como um todo.

A diretoria lembra que vários têm sido os ataques aos direitos dos servidores públicos, como aconteceu na PEC 186 recentemente e, agora, poderá acontecer com a Reforma Administrativa. Essa nova PEC, caso seja aprovada, acabará com as guardas municipais, afetando diretamente e severamente nossas vidas.

Então, mais do que nunca, é preciso união de esforços de todos os guardas municipais do Brasil. Precisamos respaldar as entidades representativas na luta municipal e nacional, pois o sindicato é toda a categoria.

O momento é de nos preocuparmos e lutarmos pela sobrevivência enquanto instituição e pela manutenção do que conquistamos com tanto sacrifício. Aqueles que tentam nos dividir estão trabalhando contra si e contra seus colegas de profissão. Para a vitória, só existe um caminho: a luta com união.

Juntos somos mais fortes
SINDGUARDAS/RN