Sindguardas/RN tem intensa atuação em Parnamirim

Na última terça-feira, 16, o Sindguardas/RN teve um dia intenso de atuação na cidade de Parnamirim, em defesa da pauta de reivindicações dos guardas municipais. O sindicato esteve na Secretaria de Administração, na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social e na Câmara Municipal.

“Inicialmente, fomos à Secretaria de Administração buscar informações sobre o pagamento das diárias operacionais e horas extras que estão em atraso. Não fomos recebidos, mas ficou o compromisso de voltarmos no mesmo dia para uma reunião com o titular da pasta. Com isso, nos dirigimos à Secretaria Municipal de Segurança”, explica Souza Júnior.

De acordo com o presidente do Singuardas/RN, essa pauta das horas em atraso foi discutida com o titular da SESDEM, Coronel Marcondes, mas a reunião teve como tema principal a realização do curso de formação para os 67 concursados do último concurso que estão aptos.

“O secretário alegou que não haveria mais curso de formação neste ano, indo em sentido contrário ao que foi acordado com o próprio prefeito Taveira e com o presidente da Câmara, vereador Wolney, em reunião no dia 4 de fevereiro. Ressaltamos que há um compromisso com o povo de Parnamirim, com a Guarda Municipal e com os concursados”, destaca Souza Júnior.

O secretário chegou a sugerir que fosse criada uma nova comissão dos concursados, porém, dissemos que a categoria não aceita mais retroceder, pois já houve negociação nesse sentido e o Sindguardas/RN é a voz dos concursados.

“Questionamos ao secretário sobre a possibilidade de um novo acordo com o Ministério Público para o aumento do efetivo da Guarda Municipal, no entanto, ele alegou que não seria possível uma vez que a Prefeitura não conseguiu cumprir o acordo inicialmente feito para chamar os últimos 16 concursados que iriam compor a Ronda Escolar. Nós refutamos esse posicionamento e destacamos que é sim viável e possível buscar outro acordo, pois o MPRN é sensível à necessidade de reforço de efetivo da Segurança Pública e a própria Prefeitura tem esse interesse”, comenta.

Depois dessa reunião com o secretário municipal de Segurança, o presidente do Sindguardas/RN, acompanhado dos guardas municipais Johan e Vasconcelos, voltou à Secretaria de Administração.

“Conseguimos conversar com o secretário sobre as diárias operacionais e horas extras. Ele nos disse que os problemas foram resolvidos e os atrasados serão pagos, com exceção do mês de fevereiro, haja vista que a Secretaria de Segurança não tinha enviado o registro das horas em tempo hábil para pagamento. O secretário Homero Grec explicou que existe uma data limite para que as secretarias informem as horas que devem ser pagas em cada mês”.

Por fim, o Sindguardas/RN esteve na Câmara Municipal de Parnamirim, onde conversou com o presidente da casa, vereador Wolney. Uma das pautas foi referente ao decreto sobre o regimento interno da Guarda Municipal, que o sindicato pede para ser alterado. O parlamentar afirmou que vai tomar providências junto ao Gabinete Civil da Prefeitura e, inclusive, entrou em contato com o secretário durante a reunião para pedir mais celeridade.

Também foi tratado sobre a publicação no Diário Oficial da comissão que vai discutir o Plano de Carreira. “O presidente da Câmara informou que vai pedir que o Gabinete Civil e o prefeito o recebem, juntamente com o sindicato, para que possamos cobrar que essa publicação seja feita o quanto antes. Ele nos disse ainda que, nessa reunião com o chefe do Executivo, vamos tratar sobre a questão do curso de formação. Nós relatamos sobre a reunião que tivemos com o secretário de Segurança e o vereador se mostrou surpreso com o posicionamento, destacando que não aceitará retrocesso nessa pauta, pois é o nome dele e do prefeito que está em jogo, haja vista que eles firmaram compromisso com o sindicato e com a população de Parnamirim”.